[Vídeo] O Risco dos Escorpiões - Como controlar a Proliferação desses Insetos
Principalmente no verão e em épocas quentes, é comum ouvirmos relatos de pessoas que encontraram escorpiões no quintal ou na rua. O perigo é quando eles se escondem dentro de casa, animais tão pequenos podem passar despercebidos e causar estragos inimagináveis. Segundo o biólogo e pesquisador Randy Baldresca, a população desses bichinhos daí deverá aumentar até 70% nos próximos dois anos.
![]() |
Prevenção: usar calçados adequados, manter o ambiente da casa sempre livre de sujeira, evitar deixar louça suja na pia, tampar ralos e limpar o lixo do banheiro. |
Leia também:
O biólogo também explica que esse bichinho se reproduz duas vezes ao ano, porém, ao sofrer qualquer tipo de stress - quando jogamos veneno ou cutucamos - este entra em processo de reprodução assexuada, soltando de 20 a 30 filhotes no ambiente.
Prevenção
O biólogo recomenda que todos - principalmente crianças e idosos, principais vítimas - usem calçados adequados e que o ambiente da casa esteja sempre livre de sujeira. Evitar deixar louça suja na pia, tampar ralos e limpar o lixo do banheiro. As baratas são a principal fonte de alimentação desses carinhas, portanto mantenha-as longe.
É importante lembrar que quanto mais próximo um local for de um cemitério, terreno baldio, trem ou riacho, maior a presença desse aracnídeo. Como o veneno não é eficaz, o mais adequado é usar uma faca para cortá-lo ao meio ou um objeto para esmagá-lo.
O Problema do Lixo
A saída é todos fazermos nossa parte no descarte do lixo. Lembrando que, se descartado de forma inadequada, o lixo pode atrair roedores e insetos - causando doenças - e causar alagamentos, entupindo bueiros e dificultando a passagem das águas. Como vimos, todos nós ganhamos jogando o lixo no lixo.
Comentários
Postar um comentário