Recuperação de Rios Poluídos com Jardins Flutuantes
Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.
Em uma grande iniciativa de sustentabilidade, uma empresa conseguiu despoluir um córrego onde era despejado lixo e esgoto. Onde antes reinava a sujeira e a poluição, agora fluem águas límpidas e puras. No processo, além da ação humana de retirada dos lixos e a dragagem do rio, foram usadas plantas capazes de purificar as águas. Plantas não são apenas enfeite, mas ajudam a purificar um meio ambiente degradado devido a sua capacidade de realizar trocas com o ambiente externo. Elas são nossas grandes aliadas no combate contra a poluição.
plantas podem agir no combate contra a poluição do meio ambiente. |
Poluição da Água
Plantas também podem agir como "faxineiras" naturais, limpando a sujeira de ambientes externos. Uma das formas de tratamento de águas poluídas não muito utilizado é a utilização de certas plantas aquáticas, que agem como filtros biológicos. Essas mesmas plantas tem a capacidade de retirar da água nutrientes e substâncias toxicas.
Leia também:
Tratamento da Água
Essa é uma ótima ideia para despoluir gastando pouco. Um sistema de tratamento de água ecológico super simples foi instalado no canal poluído e, em questão de dias, as águas voltaram a ter vida. A tecnologia foi criada pela empresa escocesa Biomatrix Water e ajudou a revitalizar o canal Paco, da cidade de Manila, nas Filipinas.
Jardins Flutuantes
O canal que antes era local de despejo de lixo e esgoto, ganhou uma nova cara graças a jardins flutuantes, em formato de ilhas artificiais. Claro que para dar certo, foi fundamental a cooperação da população em não jogar lixo no canal e da prefeitura com o saneamento básico.
Comentários
Postar um comentário