8 Dicas Simples para Você Reduzir o Consumo de Energia (garantido)
Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.
Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.
A humanidade consome hoje 50% a mais de recursos naturais renováveis do que a Terra é capaz de repor. Só as cidades devoram metade da produção da energia mundial. Nos últimos 10 anos, o consumo de energia elétrica aumentou em 35% no Brasil (o maior foco de consumo são ar condicionado e iluminação), sobrecarregando as redes elétricas. O desperdício de energia no Brasil é tão grande, que separei aqui 7 dicas de como reduzir seu consumo e pagar menos na tarifa de energia no final do mês.
Essa é uma dica tão simples e ouvimos desde pequenos. Nossas mães sempre nos faziam voltar e apagar a luz quando saiamos direto.
![]() |
Uma dica bem simples: Ao sair dos cômodos, apague a luz. |
Leia também:
2. Compre um filtro de linha.
8. TVs de LED também consomem menos.
7. Faça atividades que não envolvam equipamentos elétricos.
2. Compre um filtro de linha.
O objetivo desse equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos conectados e protegê-los de altos picos de energia. Isso é legal também para não queimar o equipamento. Mas também oferece a opção do desligamento de todos os aparelhos com um simples toque no interruptor. Desligue o filtro quando for dormir e só ligue quando realmente for usar o equipamento conectado.
![]() |
O uso de um filtro de linha evita o gasto desnecessário de energia. |
3. Ao realizar viagens, retire os aparelhos da tomada.
Mesmo desligados, os aparelhos ficam em modo stand by e isso também consome energia no modo de espera. Portanto tire os aparelhos quando for ficar um longo tempo sem usar.
![]() |
Stand by é o termo utilizado para designar o consumo de energia elétrica em modo de espera. |
4. Utilize coletor solar.
O coletor esquenta a água do banho por meio do calor do sol e isso dispensa o uso de aquecedores elétricos. Essa dica posso garantir que dá certo, pois tenho um coletor solar aqui em casa.
![]() |
Ao incidir sobre o coletor solar, este esquenta a água para o banho. |
5. Gere energia com um painel fotovoltaico.
Além de gerar sua própria energia através do calor do sol, o excedente da energia produzida será compartilhada entre os demais cidadãos. Em troca, você receberá descontos na tarifa de energia.
![]() |
O Brasil é um país tão ensolarado que chega a ser um desperdício não usar a energia natural e gratuita provinda do sol. |
6. Utilize lampadas de LED.
A partir do dia 1º de julho de 2016, a venda de lâmpadas incandescentes foi proibida no Brasil. Já foi tarde, pois eram as que mais consumiam energia e menos iluminavam. Agora, as principais lâmpadas no mercado são as de LED e fluorescentes. Prefira as de LED, pois, apesar de serem um pouco caras, são as que tem maior vida útil, mais iluminam e menos consomem.
![]() |
Lampadas LED: Maior vida útil, mais iluminam e menos consomem. |
8. TVs de LED também consomem menos.
Sim, essas televisões mais modernas, além de apresentarem uma imagem melhor, assim como as lâmpadas de LED, elas consomem menos energia elétrica.
![]() |
Tvs de LED consomem menos. |
7. Faça atividades que não envolvam equipamentos elétricos.
Hoje em dia, passamos muito tempo no computador, televisão e Smartphone. Uma bela alternativa é fazer atividades ao ar livre. Caminhadas, prática de esportes, ler um livro.
![]() |
Livros são uma ótima companhia e exercitam a mente. |
Furto de energia
Além de ser um crime com pena de até oito anos de prisão, o furto de energia é um dos principais causas do desperdício de energia.
Esta foram as dicas que eu separei para vocês. E ai? Tem mais alguma dica para economizar energia e dinheiro? Deixe aqui nos comentários.
Comentários
Postar um comentário