Bandeiras Tarifárias. Como funcionam e para que servem?

Você já reparou naquelas bandeiras coloridas que estão em nossa conta de luz? Sabe para o que servem? Caso não saiba, continue aqui. Elas são coloridas para facilitar o entendimento e existem desde 2015. Elas ajudam a entender quando é a hora de economizar mais para pagar menos em função do custo de geração de energia. As bandeiras tarifárias foram criadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) com o objetivo de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica e despertar a responsabilidade ambiental acerca da geração de energia. As cores indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

consumo de energia

Entenda como funcionam

Como grande parte da energia sustentável gerada no Brasil é a partir da água, precisamos da chuva para manter os reservatórios cheios. Quando chove pouco, é necessário ativar as usinas térmicas, o que encarece a geração de energia. Isso gera um custo extra para o consumidor, mas sinaliza que é preciso usar a energia elétrica com inteligência e racionalizar seu uso. É como a variação dos preços dos alimentos. Quando a safra de determinado alimento foi melhor em certo mês, seu preço tende a cair, pois houve abundância na colheita. A mesma coisa acontece com a energia

As bandeiras tarifárias

Veja o vídeo



Entenda melhor sobre as bandeiras clicando aqui.

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões