[Sustentabilidade]13 Fatos que Você Talvez não Sabia Sobre a Água

O post de hoje é inspirado em uma publicação do Planeta Sustentável, intitulada "13 Coisas que você não Sabia Sobre a Água". Um recurso natural tão poderoso como a água tem seus segredos e,por vezes, ignorados.

13 fatos sobre a água
A água transforma tudo. Sem ela não somos nada. 

1. Todos podem (e devem) fazer sua parte.

Não falta água no nosso planeta, mas é um desafio administrá-la. Esse líquido precioso precisa passar por várias etapas custosas para chegar a nossa torneira, portanto devemos devolvê-la da melhor forma possível ao meio ambiente e tomarmos consciência da sua importância. As mudanças climáticas, o crescimento da população, a urbanização tornam o processo de limpeza da água ainda mais complexo. Daí a importância de cada um fazer sua parte.
  

2. A água dura para sempre, pois passa por ciclos.

Evaporação, chuvas, transpiração por plantas. A água se "recicla" no mundo, mas devemos sempre usá-la com responsabilidade. O que acontece hoje em dia é que estamos sujando e alterando seu comportamento a tal ponto que está cada vez mais difícil ter água para beber, plantar, cozinhar... É preciso mudar hábitos para reduzir o nosso impacto sobre o planeta, praticando escolhas sustentáveis em nosso dia a dia.

Leia também:



3. A melhor maneira de se economizar água é comendo melhor.

Usamos 70% da água disponível no mundo para produzir comida. Pela comida suprimos 20% do que necessitamos de água. O alimento que mais consome água para a produção é a carne. Para cada quilo de carne bovina são gastos 15 mil litros de água, desde o plantio do alimento para o gado até a limpeza de seus dejetos. Portanto, dar preferência a alimentos de origem vegetal é uma atitude inteligente, pois é gasto uma quantidade menor de água.

4. A água ajuda a aprender mais.

Crianças com acesso a água tratada e coleta de esgoto têm mais qualidade de vida e saúde. Em épocas de eleições, os políticos fazem milhões de promessas e depois não cumprem, denuncie isso nos órgãos governamentais da sua cidade. Exija boas condições de saneamento em sua região e pergunte se há coleta de esgoto e verifique se a caixa-d'água é limpa regularmente.

5. Metade dos municípios brasileiros usa água subterrânea.

Sim, existe água em baixo de nossos pés e é de onde vem grande parte da àgua que consumimos. Essa reserva subterrânea sofre ameaça de contaminação por causa da poluição do solo, das águas que chegam até ela e a abertura de poços ilegais.

aquífero guarani
Aquífero Guarani: grande aquífero subterrâneo com 33 mil
quilômetros cúbicos de líquido, a 1500 metros de profundidade.

6. A água já causou muitas guerras.

Nos últimos 50 anos, aconteceram 37 disputas violentas por água no mundo. Com isso, vidas são perdidas.

7. Em alguns países, mulheres andam até 6 km por dia para conseguir água.

Em alguns países africanos, elas caminham até oito horas para conseguir água, e nem sempre está limpa. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não tenham acesso à água potável, principalmente na Ásia e África.

8. Há mais de 300 rios invisíveis só em São Paulo.

Toda cidade nasce onde há água. Há rios escondidos sob becos, ruas e avenidas. O Rio Tâmisa foi o exemplo de um rio recuperado.

9. De cada dez litros de água tratada, quase quatro se perdem por vazamentos e fraudes.

De toda a água tratada no Brasil, 40% nunca chegam a seu destino devido aos vazamentos. Outra grande causa de perda são as ligações clandestinas que desviam água, os chamados "gatos". Avise a companhia de abastecimento de água e exija o conserto de vazamentos na rua.

10. Todo lixo jogado na rua vai parar nos mares.

Jamais jogue lixo na rua, na praia ou em qualquer outro local que não seja a lata de lixo. Separe o que for reciclável, para que o material possa ser reaproveitado.

11. Plantar árvores salva rios.

Sim, a vegetação plantada no entorno dos rios chama-se mata ciliar e protegem rios e lagos. Assim como os cílios protegem os olhos, a mata ciliar protege rios, aumenta a umidade na região e previne erosões no solo.

12. Cabelo e pelo de animais causam entupimentos nas estações de tratamento de esgoto.

Jogadas no ralo ou na privada, essas fibras representam metade do lixo que para nas grades de retenção das estações e causam panes.

13. O aquecimento global muda a chuva de lugar.

As mudanças no clima alteram os ciclos das chuvas. 

Informação importante

  • A maior parte da água no mundo está nos mares e apenas 2,5% é própria para o consumo. Porém, 2% está congelada nos polos, sobrando 0,5% para consumo.
  • A ONU recomenda que cada pessoa utilize 110 litros de água diariamente, no Brasil se usa em média 159 litros por pessoa, o segundo país que mais desperdiça no mundo, atras apenas dos Estados Unidos.

Fonte: Manual de Etiqueta



Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões