Mudanças Climáticas ou Aquecimento Global: Qual Seria o Termo Mais Apropriado?

Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.

Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.

O aquecimento em excesso de nossa atmosfera terrestre causa inúmeras variações, entre elas está o deslocamento das massas de ar e o ciclo das chuvas. Portanto, regiões que antes não eram tão geladas começam a apresentar, de modo repentino, um clima mais frio. Nesse contexto, não seria mais apropriado a expressão mudanças climáticas em detrimento de aquecimento global?

aquecimento global ou mudanças climáticas
Não importa qual termo é mais apropriado, o que importa é
que a temperatura está mudando e algo deve ser feito.

Correntes de Pensamento

Há duas correntes de pensamento a esse respeito. Os que defendem o uso de mudanças climáticas argumentam que os níveis excessivos de gases de efeito estufa na atmosfera podem, em alguns lugares, ter o efeito de tornar o clima mais frio, mais intenso ou simplesmente "esquisito". Isso tem a ver com as alterações climáticas que o aquecimento da atmosfera causa. Os que defendem o termo aquecimento global argumentam que, independente das alterações climáticas, a tendência da temperatura média global é continuar subindo até que algo seja feito.

A primeira providência a ser tomada seria a substituição de combustíveis fósseis por energia renovável. Por incrível que pareça, alguns países continuam usando métodos primitivos para gerar eletricidade. A China e a Índia são exemplos desses países e sofrem com uma densa camada de fumaça devido a esses métodos primitivos.

O importante mesmo é entender quais os efeitos mais prováveis do acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. E, para isso, não podemos deixar de considerar que a incerteza é um fator constante nas previsões relacionadas ao clima. Porém, em meio a tanta incerteza, existe uma convicção. Não há dúvida de que as emissões de gases estão aumentando como resultado da atividade humana e que mais gases desse tipo leva a mais aquecimento.

Esperamos um mundo mais justo, com menos emissões de gases poluentes. Até lá vamos pressionando as autoridades e governantes para que algo seja feito.

Fonte: A Humanidade Contra as Cordas: A Luta da Sociedade Global Pela Sustentabilidade 

Para ler mais artigos sobre mudanças climáticas, clique aqui.

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões