Na terça-feira (13/12), a cidade do Rio de Janeiro recebeu o título inédito da UNESCO de Patrimônio Mundial por sua bela e única Paisagem Cultural Urbana. O reconhecimento veio no mesmo ano dos Jogos Olímpicos, em que a beleza e a peculiaridade da cidade foram enaltecidas aos olhos do mundo. O reconhecimento destaca as relações entre cidade e natureza que são peculiares à capital fluminense.
 |
Baía de Guanabara ao pôr do sol. |
Cerimônia
A cerimônia de entrega do certificado aconteceu próximo a um dos maiores cartões postais da cidade, o Cristo Redentor. O representante da Unesco no Brasil. Lucien Muñoz, acredita que a geografia e a biodiversidade tão diversificada foram fundamentais para a obtenção do título.
Belezas do Rio de Janeiro
Entre os elementos que contribuíram para o título da Unesco estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana, a Baía de Guanabara - ainda muito poluída - , o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e os diversos pontos turísticos aqui existentes.
Desafio Carioca
Agora, para manter o título precisa preservar a beleza do local, removendo todo o lixo existente nos locais e criando políticas públicas que privilegiem a sustentabilidade. No caso da Baía de Guanabara, precisa haver um efetivo projeto de saneamento básico para evitar o despejo de esgoto nas águas e incentivar as atividades econômicas, inclusive o turismo.
Comentários
Postar um comentário