A Importância da Separação do Lixo Entre Recicláveis e Orgânicos
Importância da Separação o Lixo
Em média, uma pessoa gera 1 kg de lixo diariamente, que, somada a de outras pessoas, formam toneladas de resíduos. Lixo reciclável e orgânico amontoados a ceu aberto costumam exalar mau cheiro e atrair animais transmissores de doenças, portanto é importante separar os resíduos em diferentes sacolas. Um estudo publicado afirma que daqui a alguns anos, os oceanos terão mais plástico do que peixes. Só na cidade de São Paulo, 9500 toneladas de lixo doméstico são produzidas diariamente, disso tudo apenas 4,9% são reciclados. Um número que poderia ser muito maior se houvesse uma integração entre poder público, empresas privadas e sociedade.O lixo não é algo que simplesmente deve ser descartado, mas pode gerar empregos, cidadania, dignidade e sustentar muitas famílias. |
Leia também:
Comlurb
O principal coletor de resíduos sólidos na cidade é a prefeitura. No caso do Rio de Janeiro, o serviço é feito pela Comlurb, -Companhia Municipal de Limpeza Urbana - maior organização de limpeza pública da América Latina, que tem a Prefeitura do Rio como sua acionista majoritária.Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei 12305 de 2010 institui a política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém as principais ferramentas para o enfrentamento de problemas relacionados com o manejo inadequado de resíduos sólidos. Para atingir seus objetives, propõe a prática do consumo sustentável e inteligente, optando por produtos que possuam embalagens recicláveis ou reaproveitáveis e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. A PNRS implementa a logística reversa dentro do conceito da responsabilidade compartilhada e ainda estabelece metas para a eliminação progressiva de lixões no País.
Logística Reversa
"A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada".
Responsabilidade Compartilhada
Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza compartilham a mesma responsabilidade com foco em minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.
O Que Você Pode Fazer
Hoje em dia, o acúmulo de lixo se tornou assunto de saúde pública. Para tentar dar um jeito nesse problema, se popularizaram pela cidade essas lixeiras coloridas que facilitam ainda mais o trabalho dos lixeiros. Em casa, você não precisa ter todas aquelas latas coloridas, basta ter duas lixeiras.
Oi Gui, vi recentemente uma notícia em que larvas de besouro comem plástico :D
ResponderExcluirReferente a reciclagem. Realmente, estamos muito aquém do que necessita. Por mudanças drásticas urgente, o planeta necessita.
infelizmente, estamos longe do ideal mas com certeza chegaremos la
ResponderExcluir