Projetos Ambientais de Despoluição das Lagoas da Barra da Tijuca
O projeto de revitalização das lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá está atrasado. De longe já dá para se ver a sujeira e sentir o mau cheiro. O problema do acúmulo de lixo é maior próximo às margens de comunidades e condomínios. Pneus, sofás, armários; Será que é tão difícil assim achar um destino melhor para o que não precisamos mais?
Leia também:
Anos de despejo de lixo e esgoto assorearam as lagoas, que estão rasas e precisam ser dragadas para que a circulação de água volte. No projeto inicial, a previsão era dragar 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos das lagoas. O material retirado seria embalado e viraria uma ilha parque.
Projeto inicial da ilha parque. |
Porém, o ministério público federal disse que faltavam estudos e que a ilha poderia até atrapalhar a circulação das águas. A ideia da ilha foi deixada de lado, mas o governo do Rio todos os estudos para começar a dragagem. Agora a previsão para o início efetivo da obra de dragagem é início de janeiro de 2016, começando pela Lagoa da Tijuca.
A poluição nas margens causam mau cheiro e atraem doenças. |
O prazo contratual é que o projeto se estenda por 30 meses. Mesmo após o término, as águas não estarão 100% limpas, é necessária uma parceria entre cidadãos( jogando lixo no local correto), prefeitura (obras de dragagem e coleta de lixo) e CEDAE (levando saneamento básico a todos os bairros).
Comentários
Postar um comentário