[Mudanças Climáticas] O Problema Não é o Fenômeno Natural, Mas o Agravamento Dele

Mudanças Climáticas

Esse blog nasceu como um espaço para abordar assuntos relacionados ao meio ambiente. Um tema tão cheio como esse tende a levantar algumas dúvidas, então venho, nesse texto visa esclarecer a diferença dos dois principais fenômenos relacionados as mudanças climáticas. Sendo o primeiro um fenômeno natural e que favorece a manutenção da vida e o segundo é o agravamento do primeiro.

Efeito estufa /aquecimento global - entenda a diferença
Efeito estufa /aquecimento global - entenda a diferença

Efeito Estufa

O efeito estufa nada mais é do que um fenômeno natural que mantem o planeta aquecido e a temperatura dentro de certos limites aceitáveis. Portanto, sem esse fenômeno não existiria a vida da forma como a conhecemos. Caso isso não ocorresse, a temperatura seria algo em torno de -18 graus, ao invés de 15 graus que temos hoje. A radiação solar chega à Terra na forma de radiação ultravioleta e, ao passar pela atmosfera, se transforma em radiação infravermelha e, por fim, em calor. Parte do calor é refletido e retorna diretamente ao espaço, mas outra porcentagem de calor é absorvida pela terra e pelos oceanos.

Aquecimento Global

Como um agravamento do efeito estufa, esse tipo de aquecimento eleva a temperatura média do planeta a padrões superiores aos limites humanamente aceitáveis. Em decorrência das atividades humanas, gases do efeito estufa (GEE) são liberados irracionalmente na atmosfera, alterando a composição do que seria a parte mais vulnerável do planeta Terra: a atmosfera. Além de alterar sua composição química, os gases poluentes também tornam a atmosfera mais espessa, impedindo que a quantidade excedente de calor retorne para o espaço. O resultado de tudo isso é que o calor que deveria retornar diretamente para o espaço, fica retido aqui na superfície terrestre, causando inúmeros impactos ambientais negativos.


Dica de Documentários


Esse assunto é bem explorado no documentário Uma Verdade Inconveniente.



Esse também é bem interessante:



Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões