Biomas Brasileiros: Amazônia

A Amazônia é um dos biomas brasileiros mais férteis, em termos de favorecimento para vida de espécies, e ricos, em termos de quantidade de fauna e flora. O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos do planeta. 

biomas brasileiros: amazônia
A floresta fornece ar limpo para o mundo todo, portanto, preserve! 


É um vasto mundo de águas e florestas, onde as copas das imensas árvores escondem a reprodução, nascimento e morte de mais de um terço das espécies que vivem sobre a Terra. Atualmente, 95% da produção de madeira vem da exploração ilegal e predatória. A solução para isso seria a conscientização, principalmente do setor madeireiro, de que a irresponsabilidade deles causa prejuízo às demais pessoas.



Tamanha é a importância desse bioma para os brasileiros que há um dia exclusivo para a Amazônia. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

Muitas vezes, a indústria em geral, na busca cega e irracional por lucros, extrai vários recursos naturais ao mesmo tempo. Isso é lamentável, pois a floresta precisa de um certo período para se regenerar da perda que sofreu. Essa habilidade de se recuperar de um choque é chamada de resiliência e você pode ler um pouco mais a respeito clicando aqui.  

A floresta é tão importante para o Brasil e para o mundo que chega a ganhar o rótulo de pulmão do mundo. Maior reserva natural do mundo e uma das maiores riquezas da humanidade e abrange 9 países, mas apresenta apenas 26%  de sua área em território brasileiro protegida. O fato de ter apenas uma porcentagem de sua área protegida representa uma ameaça para o futuro da floresta. Os danos causados pelas ações antrópicas são muitas vezes irreversíveis e, caso os recursos naturais não sejam extraídos de forma sustentável e inteligente, isso causará um grande desequilíbrio ecológico.


Recursos naturais da Amazônia: Madeira, estoques de borracha, castanha, peixe, minérios ...

Benefícios para o mundo: Fornecimento de ar limpo, absorção de gases poluentes do ar, berço para milhares de espécies, influencia direta sobre o regime das chuvas, maior bacia hidrográfica do mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

10 Vantagens do Telhado Verde

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali