[Sustentabilidade] Seleção do Lixo

Importância de Separar o Lixo

Em média, uma pessoa gera 1 kg de lixo diariamente, que, somada a de outras pessoas, formam toneladas de resíduos. Lixo reciclável e orgânico amontoados a ceu aberto costumam exalar mau cheiro e atrair animais transmissores de doenças, portanto é importante separar os resíduos em diferentes sacolas. Um estudo publicado afirma que daqui a alguns anos, os oceanos terão mais plástico do que peixes. Só na cidade de São Paulo, 9500 toneladas de lixo doméstico são produzidas diariamente, disso tudo apenas 4,9% são reciclados. Um número que poderia ser muito maior se houvesse uma integração entre poder público, empresas privadas e sociedade.
O lixo não é algo que simplesmente deve ser descartado, mas pode
gerar empregos, cidadania, dignidade e sustentar muitas famílias.


Comlurb

O principal coletor de resíduos sólidos na cidade é a prefeitura. No caso do Rio de Janeiro, o serviço é feito pela Comlurb, -Companhia Municipal de Limpeza Urbana - maior organização de limpeza pública da América Latina, que tem a Prefeitura do Rio como sua acionista majoritária.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei 12305 de 2010 institui a política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém as principais ferramentas para o enfrentamento de problemas relacionados com o manejo inadequado de resíduos sólidos. Para atingir seus objetives, propõe a prática do consumo sustentável e inteligente, optando por produtos que possuam embalagens recicláveis ou reaproveitáveis e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. A PNRS implementa a logística reversa dentro do conceito da responsabilidade compartilhada e ainda estabelece metas para a eliminação progressiva de lixões no País.

Logística Reversa

"A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada".



Responsabilidade Compartilhada

Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza compartilham a mesma responsabilidade com foco em minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

O Que Você Pode Fazer



Hoje em dia, o acúmulo de lixo se tornou assunto de saúde pública. Para tentar dar um jeito nesse problema, se popularizaram pela cidade essas lixeiras coloridas que facilitam ainda mais o trabalho dos lixeiros. Em casa, você não precisa ter todas aquelas latas coloridas, basta ter duas lixeiras.

  • Uma para o lixo reciclável: Embalagens, plástico, papel, latas, etc.
  • Uma para lixo orgânico: Restos de comida, casca de frutas, etc.
OBS: Se o papel estiver engordurado ou sujo, ele não deve ser jogado na lixeira destinada à papeis e sim na destinada a "outros materiais"

beneficios da coleta seletiva

Cidades Sustentáveis

A mentalidade que se deve ter no século XXI e em cidades sustentáveis é que o lixo não é algo que simplesmente deve ser descartado, mas pode gerar empregos, cidadania, dignidade e sustentar muitas famílias. É trágico que ainda temos cenários como esse (clique no link) nos dias de hoje. Quanto mais lixo é separado, mais lixo é reciclado.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali