Poluição do Ar Causa Milhares de Mortes Anualmente
Numa avaliação sobre os impactos das mudanças climáticas sobre as crianças, os relatórios da Organização Mundial da Saúde, intitulados "Don't Pollute my Future: The Impact of te Environment on Children's Health" e "Inheriting a Sustainable World" apontam que cerca de 1,7 milhões de crianças (principalmente menores de 5 anos) morrem anualmente devido a fatores relacionados com a poluição do ar. O fato é semelhante com o que ocorre na China, em que há alertas informando a população sobre o grau de poluição atmosférica.
![]() |
População mais afetada é a asiática. |
Leia também:
Prevenção de Mortes
Ainda segundo a OMS, mortes poderiam ser evitadas com investimentos em saneamento básico, mobilidade urbana nenos poluente e busca por fontes renováveis de energia. Péssimas condições do ar, água contaminada, falta de saneamento e higiene são apontados como os maiores fatores de risco causadores de mortes ao redor do mundo. As maiores vítimas são crianças menores de 5 anos.
É lamentável que, em pleno século XXI isso ainda acontece. Quando os governantes aprenderão que, a cada R$1 investido em saneamento, R$4 são poupados em saúde?
Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional destina ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) o dinheiro arrecadado com impostos sobre medicamentos e derivados do tabaco. Para votar na consulta pública, clique aqui.
As partículas de CO2 quando inaladas por crianças pequenas inibem o bom desenvolvimento do cérebro. Como consequências disso, há o comprometimento da inteligência e concentração.
Cigarro
Mesmo não sendo considerada poluição atmosférica, outra fumaça que entra em nossos pulmões e causa sérios prejuízos é o cigarro. Mesmo quem não fuma é afetado, são os chamados fumantes passivos. Só de estar perto de alguém fumando, a fumaça já entra nos pulmões das pessoas presentes. Quem fuma com certeza não pensa no próximo.Consulta Pública
Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional destina ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) o dinheiro arrecadado com impostos sobre medicamentos e derivados do tabaco. Para votar na consulta pública, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário