[Energia Renovável] Esplanada dos Ministérios Inaugura 1ª Usina Solar

O País finalmente resolveu dar o primeiro passo para o incentivo à energia renovável. O prédio do ministério de Minas e Energia (MME) é o primeiro órgão do governo federal na Esplanada dos Ministérios em Brasília a contar com sistema de geração de energia solar fotovoltaica conectado à rede de distribuição, isso significa que a energia produzida excedente será entregue à Companhia Energética de Brasília e esse crédito poderá ser utilizado em até 60 meses. O projeto foi finalizado nesta quinta-feira (17/11).

sistema solar
A inauguração do sistema se alia aos compromissos do Acordo de Paris.

A iniciativa é um grande passo para o incentivo à sustentabilidade em nosso país e a previsão é que 6,4 toneladas de CO2 deixem de ser emitidos na atmosfera, gerando uma economia de R$70 mil por ano. Nada mal em época de crise financeira, hein? Em entrevista ao Portal Brasil, o ministro da pasta, Fernando Coelho Filho, destacou que, além da economia de energia, o sistema instalado simboliza o compromisso do governo brasileiro com a utilização de fontes de energias renováveis, além da fonte hídrica.

Isso foi possível graças a um acordo firmado entre o MME é a associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para a instalação do primeiro sistema da Esplanada dos Ministérios, conectado à rede de distribuição.



Talvez, a iniciativa estimule a geração de energia limpa aqui no Brasil, pois precisamos encontrar novas fontes de energia para diversificar nossa matriz energética, como foi dito na abertura do evento 'Brasil Solar Power' . Não podemos ficar dependendo só dá água para essa função, pois há meses em que chove pouco e a tarifa de energia vem mais cara por conta da alteração da bandeira tarifária.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões