Spotify e Netflix Podem Ser as Armas para Acabar com a Pirataria

Vou começar esse artigo com um aviso urgente: A pirataria é crime contra os direitos autorais e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. Todos sabemos que, para entrar no Brasil, são cobrados impostos (e põe imposto nisso!!!) O brasil é um dos países que mais se paga imposto. Isso encarece os produtos importados, dificultando a compra pelos cidadãos de bem. Mas, como aqui é o país do "jeitinho", grandes grupos organizados e máfias internacionais - principais financiadores desse tipo de crime. - encontraram uma maneira de burlar isso. Para isso, conseguem confeccionar uma réplica do produto, que é vendida sem o pagamento dos direitos autorais, de marca ou propriedade intelectual. Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros. filmes e músicas. 

netflix e spotify
À medida que usuários migram para esses 
serviços online de mídia, a pirataria cai.

Pontos negativos da pirataria:
  • O produto não tem a qualidade do original, o que acaba frustrando o consumidor quanto a qualidade e durabilidade.
  • Remédios, óculos ou bebidas piratas podem prejudicar a saúde do consumidor.
  • Centenas de milhares de empregos deixaram de ser criados devido à pirataria.
  • A falsificação de marcas está diretamente relacionado com o crime organizado, narcotraficantes, exploração infantil e (pasmem!) o terrorismo.

Os serviços de Streaming de músicas e filmes, Spotify e Netflix, chegaram para ficar e, aos poucos, foram ganhando maior aceitação junto aos internautas. Essa crescente popularização representa uma diminuição tremenda de filmes e músicas baixadas ilegalmente na internet. A pirataria online, em paralelo com o crescimento dos serviços de Streaming, foi tema de um estudo encomendada pela empresa Intellectual Property Office do Rino Unido. À medida que usuários migram para esses serviços online de mídia, a pirataria cai, não só online como da vida real também pois muitos DVDs piratas e CDs piratas deixaram de ser comprados.

Migrando para esses serviços, você tem a garantia de que não está consumindo nenhum conteúdo audiovisual pirata e que todos os direitos autorais serão pagos aos proprietários.

Acompanhando esses novos tempos, a pirataria chegou também aos smartphones e as réplicas oferecem riscos aos consumidores. Dificilmente um celular falsificado passou por rigorosos testes de qualidade e não é possível garantir a segurança do produto. Quem garante que o produto não vai explodir enquanto está sendo utilizado? Um carregador de baixa qualidade também pode acabar pegando fogo e causando um acidente. Há algumas maneiras de se descobrir se um smartphone é falsificado ou não, um deles é verificar se há o selo da Anatel. Caso não haja, é bem provável que seja um produto falsificado.
selo anatel
Caso não haja o selo da Anatel é bem provável que seja um produto falsificado.

Enquanto isso, no Brasil. a pirataria de software diminui, mas continua bem acima do nível mundial. Isso se explica pela maior facilidade de cópias de jogos e programas de computador. Uma boa notícia é que o Brasil é o país latino americano onde isso menos acontece.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões