Diminuição das Abelhas - Que Fenômeno é Esse?
Atualmente, o mundo observa um fenômeno intrigante, a população de abelhas está diminuindo. Tal fenômeno ocorre por fatores naturais e pela ação humana, principalmente pela destruição do meio ambiente (habitat natural das abelhas) e o uso excessivo de compostos químicos na natureza. Mas é claro que em países de clima quente como o Brasil elas não estão sumindo, pelo contrário, parece que a cada ano que passa, a população delas aumenta - e causam um estrago. Porém em países de clima gelado, elas parecem estar diminuindo.
![]() |
Diminuição das abelhas: Ação dos polinizadores é responsável por 5% a 8% da produção agrícola. |
Leia também:
De fato, estive na Europa mês passado e não reparei muitas abelhas ou outros insetos polinizadores. Especialistas divulgaram relatório preocupante em reunião na Malasia nesta sexta-feira (26/02). Pesquisadores apontam o retrocesso da biodiversidade. Um número crescente de polinizadores está ameaçado de extinção em nível mundial devido a vários fatores, muitos deles causados pelo homem. Dentre essas atividades estão:
- Excesso de emissões - a fumaça acaba matando as abelhas.
- Uso de pesticidas.
- Desmatamento.
MAS POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES?
É bem provável que a extinção das abelhas afetem negativamente os padrões de vida atuais. A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, em inglês) de 5% a 8% da produção agrícola mundial são diretamente dependentes da ação dos polinizadores nas colheitas (cereais, frutas, etc..). Isso corresponde de 235 577 bilhões de dólares. Sem as abelhas, o mundo como o conhecemos não existiria. A predominância da vegetação no mundo não seria tao grande, pois as abelhas são responsáveis por polinizar 90% da população vegetal. Não podemos negar que, apesar das doloridas picadas de mosquitos e abelhas, elas prestam um enorme serviço para a sociedade.
fonte: G1
Comentários
Postar um comentário