[Aquecimento Global] Ilhas no Pacífico Sul Estão Desaparecendo
Um estudo publicado na revista "Environmental Research Letters" examinou 33 territórios das Ilhas Salomão através de imagens aéreas e de satélites durante alguns anos. No artigo, um grupo de cientistas alertam sobre o desaparecimento das cinco ilhas desabitadas do arquipélogo. O pesquisador de origem peruana, que acompanhou de perto esse desaparecimento, classificou como "drástico" esse sumiço ocorrido em poucas décadas. Se você conhece bem a língua inglesa e não tem preguiça de ler um artigo quilométrico, leia na íntegra clicando aqui.
Apesar de não registrarem assentamentos humanos, as ilhas, com dimensões entre 12240 e 48980 metros quadrados, apresentavam uma vasta vegetação. Isso é desesperador, pois essa vegetação abrigava uma enorme biodiversidade, que, agora, terão de migrar para outras regiões ou morrer. Os cálculos apontam uma elevação do nível do mar de 7 até 10 milímetros anuais durante as duas últimas décadas, ritmo bem acelerado em relação a outras regiões e supera a média mundial em três milímetros anuais.
Esse fenômeno é atribuído à mudança climática, aquela causada pela atividade humana, que eleva a temperatura, fazendo com que as calotas polares gradualmente derretam e consequentemente aumente o nível da água.
![]() |
ilha desaparece no meio do oceano (foto: G1) |
Lembro, quando pequeno, que minha mãe sempre dizia: "Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados." Então, esses pedaços de terra são extremamente vulneráveis por Países insulares são os que mais sofrem com os efeitos do aquecimento global por estarem isolados no meio do oceano.
fonte: G1
Comentários
Postar um comentário