Projeto Ambiental Não Cumprido

Como já era esperado, a promessa olímpica de despoluição do complexo lagunar da Barra da Tijuca não será cumprido. O blog tinha noticiado que a dragagem começaria em janeiro, mas a crise financeira que o estado enfrenta não permitiu. Pelo visto, ninguém contou com imprevistos pelo meio do caminho.


poluição na lagoa da barra da tijuca
Esgoto é despejado sem tratamento direto na lagoa
 e a navegabilidade das águas fica comprometida.



Leia também:


Lagoa Assoreada

Presente no encargo de responsabilidades assumidos pela cidade ao se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, a despoluição do sistema lagunar permanece distante. Um problema que se arrasta há 30 anos e que causa prejuízos ao ecossistema e à atividade pesqueira. A obra não ficará pronta a tempo da competição por falta de dinheiro, mas não teria a necessidade de obra se o governo e sociedade cooperassem.


Por Que Dragar?


Há a estimativa de que haja cinco milhões de metros cúbicos (!!!) no leito da lagoa, prejudicando a navegabilidade das águas, a reprodução dos peixes e a manutenção dos ecossistemas. O assoreamento pode provocar o desaparecimento desse ecossistema nos próximos anos se nada for feito. Na àrea, há quatro espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção: a borboleta-da-praia, a lagartixa branca, a coroa-do-frade e a jarrinha.

Consequências do Despejo Irregular de Lixo



Despoluição


A lagoa - tanto a da Barra da Tijuca como a Baía de Guanabara - só será despoluída quando a Sustentabilidade for um assunto que seja levado a serio. O blog está nessa luta e conta com o apoio dos leitores.



Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões