[Resíduos Sólidos] Maior Lixão Ativo da América Latina
Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.
Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.
Paula Froés registrou, por três meses, as condições desumanas em que vivem os moradores do maior lixão da América Latina. Por falta de oportunidades e escolaridade, muitos acabam no lixão, arrecadando uma renda de cerca de R$30 por dia.
É lamentável que em pleno século XXI ainda existam lixões a céu aberto no mundo. Não bastasse que o maior lixão da América Latina - Lixão da Estrutural ou do Jóquei - seja localizado no Brasil, este se encontra no Distrito Federal, a cerca de 15 quilômetros do Palácio do Planalto. Isso mesmo! O lugar de onde os governantes emitem suas ordens.
Crianças e adultos se revezam na coleta do lixo. Na teoria, a entrada de crianças em lixões é proibida, porém a fiscalização é ineficiente e fica por isso mesmo. O maior problema dos lixões é que o despejo irregular de resíduos sólidos é feita sem a devida impermeabilização do solo.
O governo do Distrito federal promete desativar o lixão ainda esse ano, mas pode levar três décadas para que o local se recupere totalmente dos danos ambientais.
História do Lixão
Cerca de 2 mil famílias tiram seu sustento do Lixão da Estrutural, que existe desde a década de 60. Com 2 milhões de metros quadrados e 50 metros de altura, o local oferece vista privilegiada para a Região Administrativa de Águas Claras e o Parque Nacional de Brasília.
Comentários
Postar um comentário