Assoreamento de Rios e Lagos Causam Enchentes e Prejuízo à Vida das Pessoas
Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.
Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.
O assoreamento de rios e lagos é um processo natural, mas que pode ser intensificado pela ação humana devido ao despejo irregular de lixo ou a retirada da vegetação ao seu redor, chamada de mata ciliar. Essas ações podem causar dano ao meio natural, bem como causar enchentes quando chove.
Cabe à prefeitura fazer a manutenção e limpeza de seus rios para evitar um transtorno maior, porém a população tem parte fundamental na conservação dos recursos hídricos. Um trabalho preventivo ajuda a evitar possíveis danos no futuro.
Leia também:
O que provoca o assoreamento?
O processo de assoreamento costuma ocorrer da seguinte forma: com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, a sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados. Quando não há obstáculos para esses sedimentos, função geralmente exercida pela vegetação ao seu redor, uma grande quantidade é depositada no fundo das redes de drenagem.
Como resolver o assoreamento de rios?
O assoreamento ocorre quando o curso das águas são afetados pelo o acúmulo de sedimentos nos leitos dos rios, isso dificulta o fluxo da água, a navegabilidade e o aproveitamento. Atitudes tão simples como a limpeza desses córregos traz tamanho benefício para a sociedade.
Os sedimentos chegam ao leito dos rios através de chuvas ou ventos fortes, portanto, no caso de jornais ou sacolas plásticas que voam com facilidade, é importante que se vede bem as lixeiras para que não voem quando ocorrer ventanias.
O cultivo e a preservação de matas ciliares são as medidas mais recomendadas, pois barram a entrada de objetos sedimentares nos rios e conservam o solo das margens, evitando erosões fluviais.
Isso é Mais Comum do que se Pensa
Fonte: Brasil Escola
Comentários
Postar um comentário