Segurança no Trânsito e Mobilidade Urbana Sustentável

Os automóveis reduziram o tempo dos deslocamentos no dia a dia. Trechos que antes levariam uma hora para serem percorridos, passaram a levar vinte minutos. Desde a Revolução Industrial com o advento de diversas máquinas movidas a combustão interna, a humanidade nunca parou de emitir gases na atmosfera. O problema é quando essas emissões passam do limite aceitável e as partículas poluentes passam a estar cada vez mais presentes no ar que respiramos. Em um momento na história da humanidade, houve uma explosão populacional e o aumento do número de carros nas ruas, mais nas cidades do que em zonas rurais. Ai ja viu, ne? Poluição sonora causadas pelas buzinas e roncos de motores, poluição atmosférica por conta da fumaça expelida pelos canos de descarga. A grande revolução que precisamos hoje em dia é a comercialização de motores cada vez menos poluentes.

mobilidade urbana
Metrópoles do mundo inteiro sofrem com congestionamentos diariamente.

Poluição Atmosférica

Ao caminharmos próximo a uma rua muito movimentada, podemos reparar que o ar começa a ficar pesado e com um cheiro diferente, além de nossos olhos ficarem vermelhos. Tudo isso acontece em decorrência da fumaça dos carros, que causa uma poluição atmosférica maior em lugares muito movimentados por automóveis. Essa fumaça é o que sobra da queima de combustíveis no interior do veículo.

Uma das maiores causas de mortes, principalmente de crianças abaixo de cinco anos, se dá por causa de doenças respiratórias devido à presença de partículas tóxicas no ar. Nessa fase do desenvolvimento do ser humano, o sistema respiratório ainda está em formação e qualquer dano, por menor que seja, pode ser fatal.

Poluição Sonora

Buzinas e roncos de motores a qualquer hora do dia ou da noite são grandes causas de estresse diário. Numa cidade grande como o Rio de Janeiro, isso fica fora de controle, principalmente na chamada hora do rush em que os trabalhadores estão voltando para seus lares. Nada mais chato do que você querer ler um bom livro ou ter uma boa noite de sono e não poder por causa do barulho do transito.

Absorção de Calor

Além da capacidade de poluir o ar e causar problemas respiratórios, esses gases poluentes têm também a capacidade de absorver calor. É por isso que, à medida que nos aproximamos de ruas cheias de carros expelindo CO2 pelo cano de descarga, a sensação térmica tende a ser maior.




Segurança no Trânsito

No Brasil, acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes de jovens e a primeira no mundo. Os impactos dessa realidade, principalmente na saúde pública, são imensos.

O Brasil tem hoje mais de 94 milhões de veículos registrados.

As cidades não aguentam tanto carro na rua e isso não é apenas uma realidade no nosso país, mas no mundo inteiro.
As leis estão ai, o que não há é um forte compromisso social para se cumpri-las com rigor. As pessoas estacionam em esquinas, provocando engarrafamentos monstros.

Modelos de Mobilidade Urbana

É preciso repensar urgentemente os modelos de mobilidade urbana adotados pelas cidades que tem priorizado o uso de transporte individual motorizado sobre o individual não motorizado ou mesmo sobre o coletivo motorizado.

Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões