A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Uma grande quantidade de gigogas, aproximadamente 20 toneladas, foi retirada da Praia de Ipanema nesta terça-feira (3/5) pela  Comlurb, empresa de coleta de lixo no Rio de Janeiro. As plantas não ficaram restritas apenas às praias, mas também se expandiram para lagoas e rios. O acúmulo dessas algas são um indicativo de que há grande quantidade de sujeira nas águas, já que agem como limpadoras do ambiente. Nesse sentido, esse tipo de alga se reproduz em locais sujos e poluídos.

Gigogas na praia de Ipanema
Gigogas na Praia de Ipanema (Foto: G1)

Leia também:

A presença dessas plantas aquáticas se tornam um problema, uma vez que acabam danificando embarcações. Na Ilha da Gigoia, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, os moradores denunciam a presença das gigogas, que acabam prejudicando o transporte na região. Como uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados, a entrada e saída do local é sempre feita por barcos ou lanchas. A consequência é que as algas acabam se agarrando nas hélices das embarcações, impossibilitando o transporte com tranquilidade.

Nesse caso, a retirada das plantas se torna urgente, pois pode até afundar as embarcações. No mesmo dia do aparecimento, a Comlurb já realizou o trabalho de retirada das algas. Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente, a invasão de gigogas nos arredores da Ilha da Gigoia aconteceu devido ao rompimento de uma ecobarreira da região. Ainda de acordo com o mesmo órgão, não há como reparar a ecobarreira que quebrou então a solução seria substituí-la, porém, o Estado está passando por uma crise absurda e não há dinheiro.

"Como não ´há orçamento para a compra de uma nova, a ecobarreira do Canal do Cunha foi substituída por uma mais robusta e esta foi realocada para a Lagoa da Barra."

Sobre a poluição na Lagoa da Barra, que acaba ocasionando o crescimento, desenvolvimento e expansão das gigogas, a Secretaria se queixa de intervenções do Ministério Público que atrasou em um ano e meio o início das obras de revitalização do complexo lagunar. O que era para ser uma promessa olímpica, vai ficarr para uma próxima oportunidade. Enquanto isso, os problemas do mau cheiro e do prejudicial impacto ambiental aos ecossistemas persistirão.

Gigogas na Barra da Tijuca
Gigogas na Barra da Tijuca.

Postagens mais visitadas deste blog

10 Vantagens do Telhado Verde

RJ em Estado de Calamidade Pública

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção