Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Bem vindo ao blog Educação Ambiental, um blog que incentiva a responsabilidade ambiental em todos nós, com objetivo de criar um meio ambiente mais sustentável para as futuras gerações. Aqui você encontrará dicas de sustentabilidade e notícias sobre o mundo ambiental. Entre e fique à vontade.

Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.

Sustentabilidade e globalização, apesar de serem noções que tenham se desenvolvido de forma separada, na verdade estão mais interligadas do que se pensa. São conceitos que se complementam e seguem – ou deveriam seguir – caminhos paralelos. O uso dos termos "sustentabilidade" ou “desenvolvimento sustentável” é relativamente recente. Até pouco tempo atrás eram usados como  jargão técnico apenas em algumas comunidades científicas. No caso da pesca, essa ocorreria de forma sustentável quando não comprometesse a reprodução dos cardumes. Agora, temos outro conceito ambiental para se somar a estes.

exemplos de resiliencia
Resiliência é a capacidade que algo tem de se regenerar
facilmente após uma mudança intensa.


Leia também:

Conceito de Resiliência

Em certo sentido, um meio ambiente sustentável  seria um meio ambiente resiliente. Etimologicamente falando, a palavra 'resiliência' é um substantivo feminino e diz respeito a capacidade que qualquer coisa tem de se regenerar facilmente após uma mudança intensa ou a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Resiliência portanto seria a capacidade de um sistema de se recuperar e retornar a seu estado anterior após sofrer uma perturbação. O grau de resiliência de um ecossistema está diretamente ligado à sua possibilidade de tolerar mudanças sem entrar em colapso. Vale lembrar que a palavra difere da palavra 'resistência', que é a capacidade de um sistema de manter sua estrutura em funcionamento mesmo após uma turbulência. 


Resiliência Ambiental

O conceito de resiliência aplicado à natureza diz respeito à capacidade de plantas e ecossistemas inteiros conseguirem se regenerar após algum trauma ou tragédia ambiental, como a que aconteceu em Minas Gerais. Claro que essa regeneração demora algum tempo e é esse intervalo que não vem sendo respeitado pela atividade humana, causando a grave crise ambiental que vivemos. Ao extrair algum recurso natural renovável, é necessário certo tempo para que este se regenere. Mas a atividade humana, pressionada pelo capitalismo tradicional, não respeita esse tempo de capacidade de resiliência e acaba causando um enorme dano.


Resiliência Humana

O conceito de resiliência também pode ser aplicado aos seres humanos, quando usamos nossa capacidade humana para enfrentar desafios e adversidades. Uma pessoa resiliente consegue transformar momentos difíceis em oportunidade para aprender, crescer e mudar. Ser resiliente significa passar por um momento de dificuldade, aprender com os erros e sair mais forte dessa situação. Nesse processo, é necessário ter uma motivação muito forte para continuar.

Resiliência, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

No fim, resiliência, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são termos que emprestam significados uns aos outros. Temos algo sustentável ou resiliente quando esse “algo” pode seguir a ser feito indefinidamente, levando em consideração as limitações impostas pelo sistema. A forma de produção usada se encaixa no conceito de desenvolvimento sustentável, que garante a sua sobrevivência e a capacidade de continuar em um futuro de longo prazo. Só conseguiremos um mundo mais justo, não só para nós como para gerações futuras, se passarmos a respeitar a natureza e levarmos esses três conceitos - resiliência, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável - a sério.



Economia Verde e de Baixo Carbono

Hoje em dia, o homem está explorando os recursos naturais do planeta em um ritmo bem mais acelerado do que a Terra consegue repor. Nesse sentido, não estamos respeitando sua resiliência e isso põe em risco as gerações futuras. Respeitar o ritmo de regeneração da Terra é fundamental para que consigamos manter a qualidade de vida para as gerações futuras. O atual modelo de economia tem culpa nisso e precisa ser alterado desde já para que não tenhamos catástrofes ambientais maiores. A transição para uma economia verde e de baixo carbono é fundamental para a boa manutenção do planeta e a garantia da qualidade de vida para todos. Enquanto essa mudança do modelo de economia não acontece, seguimos preservando a natureza.


Para ler mais curiosidades sobre o mundo ambiental, clique aqui.

Fonte: Significados

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

Postar um comentário

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Revolução Industrial, a Origem das Emissões