[Energia Limpa] Matriz Energética Brasileira

Ao contrário do que muitos pensam, - inclusive eu - quase metade da energia consumida aqui no Brasil é renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto período de tempo. Isso mostra que não estamos muito atrasados, mas ainda há muito por fazer. As atividades que ainda utilizam combustíveis fósseis precisarão migrar para outras fontes de energia. Por incrível que pareça, a matriz energética brasileira é uma das mais lipas do planeta, com quase metade - aproximadamente 47% - de energia renovável.

Matriz Energética Brasileira
O grande desafio que o Brasil está se propondo é crescer mantendo 
essa alta proporção de fontes renováveis na sua matriz.

Leia também:

Para José Goldemberg, físico, ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo e um dos responsáveis pela criação do Proalccol na década de 1970, ao utilizarmos fontes de energia produzidas aqui, não dependemos de importação nem ficamos suscetíveis a crises mundiais. Também estamos adiante na discussão ambiental, já que a hidroeletricidade e o etanol são renováveis e poluem pouco. Porém, a falta de investimentos em pesquisa e tecnologia está mudando o conjunto das fontes utilizadas e pode 'sujar' a matriz energética gradativamente.

O Desafio
O grande desafio que o Brasil está se propondo é crescer mantendo essa alta proporção de fontes renováveis na sua matriz e, além disso, aumentar a participação das novas fontes renováveis na geração de energia elétrica.


Novas Fontes Renováveis
  • Solar.
  • Eólica.
  • Biomassa.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali

[Acordo de Paris] A Meta Foi Alcançada