Cuidados No Inverno

O clima frio e seco é incomum para os brasileiros onde faz sol praticamente o ano todo, mas precisamos ter cuidados no inverno que não temos no restante do ano. Para nos prepararmos para a estação mais gelada do ano, separo aqui poucas mas importantíssimas dicas para sobrevivermos a esse frio intenso.

inverno
O carioca não é acostumado a sentir frio.

Durma Bem

Essa é a dica mais importante. Uma boa noite de sono reforça o sistema imunológico, nos deixando resistente contra doenças. Mas lembre-se: o importante é ter um sono profundo e não artificial. Remédios para dormir nos dão um sono artificial e não é desse tipo o sono que queremos. Um sono profundo regula nossos hormônios e nos torna resistentes ao frio e de doenças.

Beba Bastante Água

Nessa época, a temperatura cai bruscamente e ao mesmo tempo, o clima fica seco e temos que estar atentos a nossa hidratação. A água é o líquido universal e deve ser consumido diariamente, ainda mais nessa época em que ficamos bastante ressecados.  A recomendação é de 2 litros diários em média. Para lubrificar os órgãos internos, a melhor opção é a água ao invés do suco de frutas. O ideal é tomar água mesmo sem sentir sede. Quando sentimos sede, já estamos ressecados.


Cuidados Com a Pele

Na hora do banho, não devemos usar buchas ou esponjas, elas tendem a retirar a camada protetora da pele. A recomendação é que devemos passar o sabonete com as mãos. Na hora de se secar, não se deve esfregar a pele com a toalha, mas sim passar suavemente pelo corpo. Um adicional seria um creme hidratante corporal.

Agasalhe-se Sempre

Quando estamos em ambientes quentes, tendemos a achar que não precisamos ficar agasalhados. Mas quando mudamos de cômodo ou precisamos sair, percebemos como estávamos enganados e que o frio parece nos perseguir aonde quer que vamos. Essas variações de um lugar para o outro são extremamente nocivas ao corpo. Estar agasalhado também nessas ocasiões pode evitar gripes e resfriados.

Tome Vacina

Nessa época do ano, gripes e resfriados são bem comuns, portanto é muito importante manter-se em dia com a vacinação, principalmente contra essas doenças. Há uma lei que responsabiliza os pais que não vacinam seus dependentes, então é sempre bom ficar atento!



Neste e em vários outros anos, a meta de pessoas vacinadas na campanha ainda não foi cumprida em vários estados nacionais. Por isso, o governo estendeu o prazo para quem ainda não  Mas é sempre bom ligar antes para o posto de saúde da sua localidade para verificar se ainda tem estoque da vacina.

O brasileiro, em especial os cariocas (onde raramente chove devido ao fato do Rio de Janeiro ser cercado por montanhas.) não tem o costume de seguir essas dicas o ano inteiro, porém no inverno precisamos ficar atentos a essas mudanças bruscas de temperatura. Somos um povo privilegiado por viver em um país onde faz calor na maioria dos dias por ano. A estação dura apenas três meses e logo volta o calor de 40 graus. Até lá, é bom tomar esses cuidados.

Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões