RenovaBio, A Nova Política Nacional de Biocombustíveis

O presidente da República, Michel Temer, sancionou a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27/12/2017)RenovaBio incentiva a produção, o ganho de eficiência e colabora para a redução de emissão de gases de efeito estufa. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, tendo gerado 27 bilhões de litros de etanol e 4,2 bilhões de litros de biodiesel em 2017. No entanto, o relator constatou que o Brasil nunca possuiu uma política específica para os biocombustíveis de maneira conjunta.

RenovaBio
A nova política nacional de biocombustíveis busca incentivar a produção do
etanol, biodiesel e outros combustíveis fabricados a partir de fontes renováveis.


Leia Também:

RenovaBio

RenovaBio cria uma política que reconhece o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira que ,hoje em dia, utiliza a força motriz da água para a geração da maior parte de sua energia. A nova política deve baratear o custo de produção do etanol.



Fontes de Energia Renováveis

Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, como exemplo temos o etanol, criado a partir da cana de açúcar e o biodiesel, fabricado a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, gordura animal, óleo de algodão e é um combustível que emite menos poluentes que o diesel. 


Objetivos

Entre os propósitos do RenovaBio, estão o de contribuir para o cumprimento pelo Brasil do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, garantir a eficiência energética e redução nas emissões de gases, expandir a produção e uso de biocombustíveis, além de assegurar a competitividade dessas fontes no mercado nacional.
O texto propõe ainda a utilização de créditos de descarbonização, concedidos a produtoras de biocombustível de acordo com a proporção de energia limpa por elas produzida. Quanto maior essa proporção, a empresa obterá mais créditos. Os créditos serão negociados na bolsa de valores e comprados por setores que precisam deles como contrapartida pela emissão de carbono de suas próprias produções.

Senador Explica o RenovaBio


Programa Vai Estimular a Produção de Biocombustíveis


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Fonte: Agência Senado

Postagens mais visitadas deste blog

[Data Comemorativa] Dia Mundial da Água

Raios UVA, UVB, Vitamina D, Protocolo de Montreal e Buraco na Camada de Ozônio

Ideias Legislativas