Ilha de Calor: Que Fenômeno é Esse?

Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural. Isso quer dizer que nas cidades a temperatura média costuma ser superior em relação com áreas rurais devido à ausência de áreas verdes.

ilha de calor
Esse fenômeno climático concentra o calor em áreas
urbanas, onde grande parte das superfícies refletem o calor.

Leia também:


Como se Formam as Ilhas de Calor?

É claro que esse fenômeno é intensificado pelo aquecimento global e a queima de combustíveis fósseis. Em razão do excesso de áreas asfaltadas, prédios e concreto, materiais que acabam absorvendo ou refletindo calor, as áreas urbanas apresentam temperaturas elevadas. Além do estresse diário, outro prejuízo desse calor extremo é o consumo excessivo de energia elétrica nesses ambientes para manter ventiladores e aparelhos de ar condicionado ligados. (Mal sabem eles que uma árvore equivale a 4 aparelhos de ar condicionados ligados)



Como Evitar Ilhas de Calor?

As soluções aqui descritas mais amenizam do que evitam as ilhas de calor. Por esse motivo, é de suma importância a preservação de praças com lagos para aumentar a umidade relativa do ar, árvores para purificar o ar e animais polinizadores nesses lugares para compensar a falta de áreas verdes. O clima natural do Brasil já é quente, nas cidades isso é potencializado devido ao excesso de concreto e cimento, materiais que refletem os raios do sol.


Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Eventos Extremos?

[Desenvolvimento Sustentável] Ideias Sustentáveis para se Inspirar

Pegada Hídrica dos Alimentos

30 Anos do Desastre de Chernobyl

Problemas com Chuvas e Tempestades: Queda de Árvores