Pequenas Corrupções do Dia a Dia

A palavra "corrupção" significa ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, mas também se refere ao uso de meios ilegais para apropriar-se de informações privilegiadas. Medidas já foram tomadas, no País, para acabar com essa farra, porém a luta ainda é muito grande para acabar com esse mal sistêmico.


corrupção
A corrupção, no Brasil, desvia R$200 bilhões todo ano.

Leia também:


Não são só os Políticos

Essa prática não é exclusiva dos políticos, sendo praticadas, muitas vezes, por nós: cidadãos do mundo. Usamos o "jeitinho brasileiro" para obter vantagens sobre outras pessoas. O famoso "jeitinho" nasceu como uma resposta criativa à burocracia e à hierarquia imposta pela sociedade. O lado positivo disso é justamente essa determinação para encontrar uma maneira de contornar os obstáculos do cotidiano. Mas essa "malandragem" pode se tornar negativa quando começamos a burlar a lei, podendo gerar multas e prejuízos a nos mesmos.

Listo abaixo algumas práticas de corrupção que cometemos no dia a dia:

Pequenas Corrupções

  • Comprar produtos piratas. (a pirataria financia o tráfico.)
  • Usar aplicativos para evitar o policiamento da Lei Seca;
  • Aplicar pequenos calotes em lojas;
  • Falsificar carteira de estudante;
  • Furar fila;
  • Dar/Aceitar troco errado;
  • Não dar nota fiscal;
  • Não declarar imposto de renda;
  • Tentar subornar o guarda para evitar multas;
  • Roubar TV a cabo;
  • Falsificar assinaturas.

Operação Lava Jato

A maior e mais importante operação anticorrupção do Brasil iniciou-se em 17 de março de 2014 e nasceu da intolerância com a corrupção por parte dos nossos governantes. A operação é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões em propina. Não só o Brasil está comprometido nessa luta, mas mais de vinte países.



Corrupção no Brasil

Desde que o Brasil foi descoberto, há corrupção no Brasil e o sistema está viciado desde então. Esse fato explica a grande dificuldade de exterminar esse mal chamado corrupção do País. Porém, acredito que aos poucos a operação Lava Jato vai sim limpar toda essa sujeira com o apoio de todas as pessoas boas, éticas e trabalhadoras.

Política no Brasil

Como o sistema inteiro está viciado, a política é o campo mais afetado por essa doença e, estimativas indicam que anualmente cerca de R$200 bilhões são desviados do nosso País. Os corruptos só pensam em si mesmos, enquanto há pessoas necessitadas morrendo, precisando de serviços públicos de qualidade.

Como Combater a Corrupção

A Operação Lava Jato faz seu excelente trabalho prendendo os corruptos mas devemos também fazer nossa parte. Precisamos cobrar de nossos governantes as mudanças necessárias para um país mais justo. Há um artigo aqui no blog ensinando como fazer isso, leia aqui.

  1. Endurecer leis;
  2. Reduzir o número de cargos comissionados;
  3. Melhorar o controle público;
  4. Aumentar a transparência do poder público;
  5. Agilizar a justiça;
  6. Dar mais transparência ao financiamento de campanha;
  7. Simplificar o sistema tributário;
  8. Deixar o "jeitinho brasileiro" de lado;
  9. Estimular a participação do brasileiro na política.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Fonte: Gazeta do Povo

Postagens mais visitadas deste blog

[Data Comemorativa] Dia Mundial da Água

Raios UVA, UVB, Vitamina D, Protocolo de Montreal e Buraco na Camada de Ozônio

Ideias Legislativas