A Importância da Ética no Dia a Dia

"Ética é o conjunto de valores e princípios que nos usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Posso? Devo? Tem coisa que eu quero, mas não devo; Tem coisa que devo, mas não posso; Tem coisa que posso, mas não quero."

Mário Sérgio Cortella


Começo o artigo de hoje com essa citação do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mário Sérgio Cortella, que resume, em poucas palavras, a importância da ética no nosso dia a dia. Precisamos lembrar: não existe ética individual. Ética é sempre de um grupo, de uma coletividade. Ética é o conjunto de valores e princípios que você e eu utilizamos em nossa conduta. Hoje em dia, cresceu muito a ética fingida, exibida apenas como fachada, na qual se prega o que não se pratica.

ética e moral
A ética é fundamental para fazermos escolhas corretas.

Leia também:


Conceito de ética

A palavra ética vem do grega ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior" ou "portador de caráter". Uma pessoa ética é aquela que sabe o que pode e não pode fazer, o que é certo e errado, que tem uma filosofia de vida e não se deixa corromper (desviar seu caminho) ao longo da vida. Substantivo feminino que diz respeito ao caráter de uma pessoa. Ética é uma palavra tão simples, mas com um significado bem amplo. Se digitarmos a palavra ética no Google, encontraremos as seguintes definições: 
  • Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores e prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
  • Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma ou de uma sociedade.


Ética profissional


Quando aplicada no ambiente profissional, temos a ética profissional, que nada mais é do que o conjunto de normas a serem seguidas no exercício da profissão.O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades da sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho, que pode apresentar uma mínima variação conforme a área de atuação.

Valores

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é não prejudicar o próximo. Basicamente, uma pessoa ética sabe o que pode e não pode fazer, mas, acima de tudo, Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Devemos seguir as regras da boa convivência. Respeitar as regras, Responsabilidade. São alguns dos valores a serem seguidos.


Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Eventos Extremos?

[Desenvolvimento Sustentável] Ideias Sustentáveis para se Inspirar

Pegada Hídrica dos Alimentos

30 Anos do Desastre de Chernobyl

Problemas com Chuvas e Tempestades: Queda de Árvores