[Sustentabilidade] Consumo Consciente

Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.

Dia do Consumo Consciente

O 15 de outubro foi instituído como dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis ora praticados.

consumo consciente

Crescimento Populacional

Em quase sete décadas, a população mundial mais do que dobrou, indo de 2,5 bilhões para mais de 7 bilhões. Ao longo desse período,  industrialização permitiu que o consumo aumentasse de forma alarmante juntamente com as montanhas de lixo pelas ruas - um outro hábito ruim das pessoas é jogar lixo no chão. - e a poluição. As pessoas não percebem que o consumismo em excesso tem impactos negativos no nosso planeta.


Consumo de Massa

Hoje somos induzidos, nos espaços por onde transitamos, por mensagens e imagens persuasivas que nos convidam a consumir sem reflexão. Através de mensagens subliminares, nos vendem a falsa ideia da realização de sonhos felicidade e inclusão social por meio da posse de mercadorias. 



É nesse momento que nosso senso crítico deve vir à tona para nos fazer questionar: "Preciso mesmo disso?", "Vale a pena gastar a minha reserva de dinheiro com isso?", "Será mesmo que só isso me trará felicidade?"

Informação Ajuda

Vivemos conectados aos meios de comunicação e redes sociais desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. Por essa razão, as informações que ajudem as pessoas a adotarem hábitos saudáveis devem ser difundidas pela internet. Afinal, são tempos em que a conectividade e o consumo pautam nossa socialização.

Moral da História

O acúmulo de bens materiais, ao contrário da felicidade, só traz um imenso vazio existencial e só nos faz avançar na direção contrária de um mundo sustentável e mais justo.

Fonte: Mundo Sustentável 2



Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões