Amazônia Legal

Amazônia Legal

Amazônia Legal é o nome dado pelo governo brasileiro a uma determinada área da Floresta Amazônica e ocupa quase 60% do território brasileiro abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

incêndio florestal
A principal prática de desmatamento é o incêndio florestal.


Extensão


Tudo está espalhado por uma extensão de mais de 5 milhões de km² e 61% do território brasileiro. Já no final da década de 60 teve início um dos maiores movimentos migratórios para a região, época em  o desmatamento atingiu níveis alarmantes, por meio da derrubada de árvores e queimadas. Grandes áreas, antes ocupadas por matas e árvores, passaram a dar lugares a pastos e monocultivos.

Maior Causador de Impacto Ambiental

Nesse contexto, a atividade agropecuária se tornou a principal causadora da degradação desse importante bioma. Apenas no início da década de 80 que a política nacional do meio ambiente foi fundamentada no Brasil, com o objetivo de recuperar a qualidade ambiental propicia à vida. Entre seus instrumentos de execução, foi estabelecido o zoneamento ambiental.


Desafio Constante

Preservar nossa fauna e nossa flora não é uma tarefa fácil e deve ser uma luta diária. Infelizmente, mesmo em uma área protegida, acampamentos de madeireiros ainda são flagrados por lá.



Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões