Reduzindo Despesas com a Ecoeficiência

A comunidade científica não tem mais dúvidas em relação aos maiores culpados pela crise ambiental. A humanidade. Emissões de gases poluentes, desmatamento, escassez de recursos naturais e outros mais. Isso tudo acontece por causa da mentalidade tradicional das empresas de acreditarem que sua responsabilidade social seria apenas o ganho do máximo de dinheiro através da venda de seus produtos. O intuito das empresas sempre foi conhecer as necessidades do mercado a fim de gerar lucros, assim, emitem muitos gases para a atmosfera para a confecção de produtos e desperdiçam muitas matérias primas. No século XXI, o grande desafio é persuadir as empresas de que a sustentabilidade pode ser, sim, um ótimo negócio tanto para sua própria imagem quanto para a qualidade de vida da sociedade. A migração para uma economia verde ainda é difícil devido a mentalidade retrógrada do mercado. Ao longo dos anos, as técnicas de produção evoluíram e a sociedade evoluiu com elas. Nesse contexto, a mentalidade coletiva também evoluiu para a maior proteção do meio ambiente.


ecoeficiência
A ecoeficiência traz benefícios para a própria empresa e para a sociedade.

Evolução das Técnicas de Produção

Antes do advento da máquina, a maioria da população vivia no campo e as mercadorias eram feitas a mão, o que tinha seus prós e contras. O lado positivo é que não havia tantos danos ambientais, pois não se consumia tanto combustível fóssil, e o ponto negativo é que a produção era lenta. Na Revolução Industrial do final do século XVIII, com o advento das máquinas, os danos ambientais passaram a ser maiores, pois as emissões de gases poluentes eram constantes; Porém, a produção era mais rápida. O mesmo padrão de produção foi se repetindo ao longo dos anos, com a crescente emissão de gases provinda da queima de combustíveis fósseis e a retirada de recursos naturais para a confecção de produtos. Chegou um ponto que a humanidade começou a sentir os efeitos prejudiciais desse capitalismo predatório e inventou novas técnicas de geração de energia, que excluísse os combustíveis fósseis, a energia solar e eólica. Porém, nem todas as indústrias aderiram a esse tipo de geração limpa e, pior, ainda despejavam seus dejetos no meio ambiente, prejudicando a fauna e a flora. Hoje em dia, a legislação ambiental ficou mais rigorosa e não há mais tolerância para essas indústrias irresponsáveis. No século XXI, a evolução das técnicas de produção torna as indústrias cada vez mais ecoeficientes, isto é, têm uma preocupação maior com a ecologia. É claro que essa mudança é gradual e não é feita do dia para noite.

Afinal, o que é Ecoeficiência?

A ecoeficiência nada mais é do que a junção de eficiência ecológica e econômica e resulta das constatações de que estamos assistindo a redução dos recursos do planeta em um nível que pode gerar prejuízos e, segundo, de que combater a poluição é algo positivo para as empresas. O principal objetivo de uma produção ecoeficiente é reduzir os impactos ambientais e aumentar a rentabilidade. Como as empresas só atendem as necessidades do mercado, se não houver nenhuma lógica econômica em seus atos, as empresas estariam violando sua missão básica. Nesse contexto, nasceu o Acordo de Paris, novo acordo sobre o clima que pretende fazer governos e empresas se ajudarem mutuamente rumo um mundo mais sustentável.

Acordo de Paris

O novo acordo sobre o clima é o sucessor do Protocolo de Kyoto e foi discutido entre os representantes das diversas nações durante anos, tendo sido elaborado durante a Conferência do Clima em dezembro de 2015. O texto reconhece que as alterações climáticas representam uma ameaça urgente para a humanidade, portanto exige a cooperação de todos os países. Todos os países tem suas metas individuais e o Brasil tem sua própria. Para o financiamento de ações de sustentabilidade em países em desenvolvimento, o acordo prevê o investimento de 100 bilhões de dólares por parte de países desenvolvidos. Outra medida é o compromisso de manter a temperatura média global abaixo de 2ºC. Todos os anos, a mesma conferência reúne os mesmos representantes para debater sobre as mudanças climáticas.




Quais as Vantagens de uma produção Ecoeficiente?

Para que empresas adotem ações ambientais e sociais que vão além da conformidade regular, é preciso que tenham uma razão econômica para fazê-lo e a grande vantagem desse tipo de produção para a imagem da empresa perante a opinião pública é que isso melhorará sua reputação e, vendo que tal empresa tem preocupação com o meio ambiente, mais clientes vão ter curiosidade em conhecer seus produtos. Por isso, o maior problema da visão tradicional do mercado, que só visa o lucro, é que ela pode levar a ignorar essa tendência ambiental, prejudicando os próprios acionistas. Nessa substituição de mentalidade mercadológica todos vencem, tanto a própria organização como a sociedade. O aumento da credibilidade da empresa e a consequente melhoria em sua imagem costumam ser apontados como a principal justificativa para que aspectos socioambientais sejam incorporados às práticas de gestão. Com a preocupação com a parte ambiental e social, o grande benefício é a redução de riscos, tanto com o despejo de resíduos no meio ambiente quanto com o bem estar dos próprios empregados. A possibilidade de serem processadas por danos ecológicos é um dos maiores perigos que as empresas enfrentam na área ambiental.

Atitudes Ecológicas

Todas essas atitudes podem também ser explicadas em termos econômicos. A eliminação de desperdícios desnecessários acarreta redução de custos e melhoria da produtividade. A diminuição da quantidade de recursos utilizados para a produção de bens e serviços aumenta os lucros da empresa enquanto reduz seu impacto ambiental. Mesmo empresas que não dão a mínima para o meio ambiente, podem se dar conta de que economizarão substancialmente ao eliminar ou reciclar resíduos ou ao redesenhar produtos para que utilizem menos energia, água ou outro recurso natural. Isso pode desencadear inovações que virão a baixar o custo final do produto ou aumentar seu valor.




Melhoria da Imagem Corporativa

O fato é que as práticas sustentáveis trazem, sim, benefícios que aumentam à medida que as relações de proteção ao meio ambiente se tornam mais rigorosas. Muitas vezes, inovações ecologicamente corretas podem render alguma premiação de alguma publicação sobre sustentabilidade ou outro tipo de notoriedade. Tudo isso gera maior visibilidade para a empresa e isso atrai clientes.

Consciência Ecológica

A atual crise ambiental impõe ao homem o desafio de buscar soluções através de novos conhecimentos. Os mesmos conhecimentos só levarão aos mesmos resultados que levaram ao que estamos vivendo na área ambiental. Chegou a hora de expandirmos nossos horizontes e buscarmos conhecimentos com um enfoque mais ambiental do que só para ganhar dinheiro. A busca por essa consciência ecológica não é conseguida de forma rápida, mas um processo de ser conquistado dia a dia por todos os clientes, empregados e a comunidade em que a empresa está inserida. Isso exige a criação de novos valores e conhecimentos para a transformação da realidade. Nessa busca de novos conhecimentos a educação ambiental tem parte fundamental e o blog faz sua parte nesse ponto. Portanto, sinta-se à vontade para navegar pelo blog na busca por novos conhecimentos. O planeta agradece!


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