Mudanças Climáticas ou Aquecimento Global: Qual Seria o Termo Mais Apropriado?

O aquecimento em excesso de nossa atmosfera terrestre causa inúmeras variações, entre elas está o deslocamento das massas de ar e o ciclo das chuvas. Portanto, regiões que antes não eram tão geladas começam a apresentar, de modo repentino, um clima mais frio. Nesse contexto, não seria mais apropriado a expressão mudanças climáticas em detrimento de aquecimento global?

aquecimento global ou mudanças climáticas
Não importa qual termo é mais apropriado, o que importa é
que a temperatura está mudando e algo deve ser feito.

Correntes de Pensamento

Há duas correntes de pensamento a esse respeito. Os que defendem o uso de mudanças climáticas argumentam que os níveis excessivos de gases de efeito estufa na atmosfera podem, em alguns lugares, ter o efeito de tornar o clima mais frio, mais intenso ou simplesmente "esquisito". Isso tem a ver com as alterações climáticas que o aquecimento da atmosfera causa. Os que defendem o termo aquecimento global argumentam que, independente das alterações climáticas, a tendência da temperatura média global é continuar subindo até que algo seja feito.

A primeira providência a ser tomada seria a substituição de combustíveis fósseis por energia renovável. Por incrível que pareça, alguns países continuam usando métodos primitivos para gerar eletricidade. A China e a Índia são exemplos desses países e sofrem com uma densa camada de fumaça devido a esses métodos primitivos.

O importante mesmo é entender quais os efeitos mais prováveis do acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. E, para isso, não podemos deixar de considerar que a incerteza é um fator constante nas previsões relacionadas ao clima. Porém, em meio a tanta incerteza, existe uma convicção. Não há dúvida de que as emissões de gases estão aumentando como resultado da atividade humana e que mais gases desse tipo leva a mais aquecimento.

Esperamos um mundo mais justo, com menos emissões de gases poluentes. Até lá vamos precionando as autoridades e governantes para que algo seja feito.

Fonte: A Humanidade Contra as Cordas: A Luta da Sociedade Global Pela Sustentabilidade 

Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são Eventos Extremos?

[Desenvolvimento Sustentável] Ideias Sustentáveis para se Inspirar

Pegada Hídrica dos Alimentos

30 Anos do Desastre de Chernobyl

Problemas com Chuvas e Tempestades: Queda de Árvores