O Que é e Como Medir a Pegada Ecológica?

A consciência de que os recursos naturais não seriam infinitos é relativamente recente. No início do século XIX - um passado não tão longínquo assim - Davi Ricardo levava em conta em suas teorias que apesar do uso irracional do ar e da água pelos produtores uma vez que a oferta era "ilimitada", esses não acarretariam com custo nenhum.

PEGADA ECOLÓGICA
Uma das formas de se medir o grau de esgotamento dos
recursos naturais é a chamada 
pegada ecológica.



Porém, já na década de 1980 não era mais plausível tratar as matérias primas e os serviços e os serviços oferecidos pela natureza como indestrutíveis. Ao contrário, evoluímos para uma situação em que cerca de dois terços dos serviços 'naturais' estão em declínio. Esses materiais são retirados, usados e desperdiçados como se existisse um sistema de permanente disposição.

Uma das formas de se medir o grau de esgotamento dos recursos naturais é a chamada pegada ecológica, ferramenta que permite mostrar o quanto ultrapassamos os limites de regeneração da terra. No fim dos anos 1980 que a nossa pegada ecológica superou a capacidade de recuperação dos ecossistemas.

Sabemos que os recursos naturais seguem ciclos. Mas para que sesses ciclos se completem, isso leva anos ou décadas. Esse tempo que não está sendo respeitado, levantando a preocupação de se usar o que temos com consciência.




Como se Calcula?

Para mensurar a demanda humana sobre os ecossistemas, adota-se como unidade de medida a superfície de terra de que se necessita para atender ao uso de recursos e serviços biológicos, assim como a superfície necessária para absorver o dióxido de carbono (CO²) liberado pela queima de combustíveis fósseis.

Em outras palavras, se calcula a quantidade de território necessário tanto para se extrair as matérias-primas e para absorver a taxa de gases emitidos no processo.

Você pode calcular sua pegada ecológica clicando aqui.

Fonte: A Humanidade Contra as Cordas


Se inscreva no Youtube, siga no Google Plus e curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões