Biomas Brasileiros: Caatinga


A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 11% do território brasileiro, e se expande por vários estados brasileiros. Em grande parte do nordeste, predomina um bioma que é tipicamente brasileiro, porém com vegetação rústica e espinhosa, um clima seco e bem inóspito e índices pluviométricos equiparável ao dos desertos.

biomas brasileiros: caatinga
A caatinga é um bioma tipicamente brasileiro.
Há um dia exclusivo do ano dedicado à memória desse importante bomba. Esta data foi oficializa através do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, que determina que anualmente, em 28 de abril, seja comemorado o Dia da Caatinga no país. O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

Apesar das condições adversas, a fauna e flora são bem abundantes. Junto com o clima inóspito, a ação predatória do homem ameaça a biodiversidade do local, que ampara diversas atividades econômicas voltadas para a agricultura, mercado farmacêutico e de cosméticos. Para a produção dos medicamentos e cosméticos, são destruídos e desmatados seus recursos naturais de maneira acelerada, matando, assim, sua vida selvagem.


Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção