Biomas Brasileiros: Caatinga


A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 11% do território brasileiro, e se expande por vários estados brasileiros. Em grande parte do nordeste, predomina um bioma que é tipicamente brasileiro, porém com vegetação rústica e espinhosa, um clima seco e bem inóspito e índices pluviométricos equiparável ao dos desertos.

biomas brasileiros: caatinga
A caatinga é um bioma tipicamente brasileiro.
Há um dia exclusivo do ano dedicado à memória desse importante bomba. Esta data foi oficializa através do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, que determina que anualmente, em 28 de abril, seja comemorado o Dia da Caatinga no país. O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

Apesar das condições adversas, a fauna e flora são bem abundantes. Junto com o clima inóspito, a ação predatória do homem ameaça a biodiversidade do local, que ampara diversas atividades econômicas voltadas para a agricultura, mercado farmacêutico e de cosméticos. Para a produção dos medicamentos e cosméticos, são destruídos e desmatados seus recursos naturais de maneira acelerada, matando, assim, sua vida selvagem.


Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

10 Vantagens do Telhado Verde

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali