[Acordo de Paris] A iNDC do Brasil no Contexto do Acordo de Paris

O que é INDC? No Acordo de Paris sobre mudanças climáticas ficou estabelecido que cada país teria uma INDC própria, ou seja, contribuições pretendidas. Formalmente, a sigla iNDC significa pretendidas contribuições nacionalmente determinadas. Por meio das iNDCs, cada nação apresentou sua contribuição de redução dos gases do efeito estufa, seguindo o que cada governo considera viável a partir do cenário social e econômico local. O Brasil, como todos os outros países, tem também sua própria iNDC para cumprir.

redução das emisões

A iNDC do país compromete-se em reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030. Para se chegar a esses números, o país se compromete a aumentar a participação da bioenergia sustentável na sua matriz energética, restaurar 12 milhões de hectares de florestas e alcançar uma participação estimada de 45%de energias renováveis na composição da matriz energética até 2030. Quem sabe a energia solar seja incentivada com a iNDC.

Para o cumprimento dessas metas, o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas prevê ainda o financiamento, por parte dos países desenvolvidos, de U$100 bilhões anuais para projetos de combate à mudança do Clima e adaptação em países pobres ou em desenvolvimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção