[Curiosidades] Brasil Conquista Satélite Geoestacionário que Pode Melhorar Comunicação e Defesa no País

Quem acompanha o blog já há algum tempo sabe que eu me formei em comunicação pela PUC-Rio e a notícia de hoje é sobre uma inovação nesse setor. Na quinta-feira, (01/12) foi entregue o primeiro satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) à comitiva do governo brasileiro em Cannes, no sul da França, onde fica a sede da empresa Thales Alenia Space (TAS), empresa fornecedora do satélite.

satélite geoestacionário
O satélite promoverá a inclusão digital, pois levará internet
às regiões mais remotas do País. (Foto: Ministério da Defesa)

O novo equipamento promete promover avanços ao fornecimento de internet banda larga e à defesa das comunicações no País. O projeto é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos da ordem de R$2,1 bilhões. A previsão de lançamento do equipamento é 21 de março de 2017 e início de operações apenas no segundo semestre do mesmo ano.

O objeto ficará a 36.000 km da superfície da Terra e irá cobrir todo território nacional, levando internet às áreas remotas do país. Nós próximos dias, o satélite será embalado e transportado para Kourou, na Guiana Francesa, de onde será levado ao espaço pelo foguete Ariane-5.


O equipamento vai operar nas bandas X e Ka. A banda x é de uso exclusivo militar e corresponde a 30% da capacidade total do satélite. O restante será usado para ampliar a oferta de banda larga pela Telebras. A vida útil do SGDC está estimada em 18 anos.

fonte: MCTIC

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões