[Mudanças Climáticas] Começa a COP 22

Começou a COP22 em Marrakech, conferência que tem o objetivo a discussão de medidas para frear o aquecimento global. Em Marrakech, mais de 190 países negociarão os primeiros passos da regulamentação do Acordo de Paris, que começou a vigorar nesta sexta-feira (04/11) e reúne esforços globais para frear a mudança do clima. No país onde vimos um dos mais belos exemplos de geração de energia limpa, a nova reunião para tratar de assuntos climáticos será sediada. Na COP21, foi alcançado o Acordo mais importante sobre o tema que já entrou em vigor.

cop 22
A COP 22 apoiará os países mais vulneráveis.

O Brasil negociará medidas para garantir uma economia de baixo carbono na próxima cúpula das Nações Unidas sobre mudança do clima, que ocorrerá em Marrakech, Marrocos, a partir da próxima semana. Em conferência de imprensa nesta quinta-feira (03/11), o chefe da delegação brasileira, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, declarou que o país se esforçará no sentido de estabelecer alternativas de financiamento para conter o aquecimento global. 


Em Marrakech, a comunidade internacional definirá detalhes acerca da implementação do Acordo de Paris. As principais propostas que o Brasil defenderá são:
- Transparência ligada às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
- Adaptação à mudança do clima, em uma proposta conjunta com Argentina e Uruguai sobre o tema, dentro das NDCs. 
- Mecanismos de mercado e formas de medir e verificar emissões. 

- Marco sobre transferência de tecnologias


Em outubro, foi alcançado outro importante acordo, em Kigali, Ruanda. Isso nos mostra que a sustentabilidade está sendo levada a sério e o tema será o fio condutor do novo milênio. Não restam dúvidas que a ação do homem está causando o aquecimento do planeta.

O uso de combustíveis fósseis aumenta cada vez mais a frequência dos gases poluentes na atmosfera. Oceanos apresentam cada vez mais lixo. A biodiversidade também é comprometida.

 “A COP 22 ocorre em um momento favorável já que, em menos de um ano, conseguimos colocar o Acordo em vigor”, analisou o subsecretário-geral de Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção