27 Anos Sem o Muro de Berlim

O muro de Berlim foi um símbolo da guerra fria e começou a ser destruído no dia 9 de novembro de 1989, portanto hoje faz 27 anos da demolição do muro. Essa não é uma data importante não só para a Alemanha, mas para o mundo. O muro de Berlim é um símbolo da ignorância, da separação e da arrogância dos homens.



Depois da segunda guerra mundial, a Alemanha e sua capital, Berlim, foram divididos entre as quatro grandes potências: Estados unidos, Inglaterra, França e união soviética. Por ser comunista, a união soviética não queria se misturar com os capitalistas, construindo um muro entre a cidade de Berlim para delimitar os territórios. Na época da construção do muro, em 1961, houve relatos de pessoas que saíram para trabalhar e, na hora de voltar para casa, foram impedidos pelos guardas. Mais de 135 pessoas morreram tentando atravessar esse muro para poder rever seus parentes. Esse muro representou, sim, um grande erro da humanidade, porém, além de muros físicos, no nosso cotidiano construímos vários muros invisíveis. A construção do muro é a prova de um dos mais cruéis erros da humanidade e, a memória desse grande equívoco, serve para que isso não aconteça novamente.

Hoje, construirmos muros invisíveis quando tratamos de intolerância em relação a questões de religião, orientação sexual, visão política ou cor de pele. Quantos muros construímos por questões bobas? Não temos consciência no dia a dia de que construímos, de modo inconsciente, muros discriminatórios e preconceituosos. Construímos muros quando somos intolerantes com alguém que pensa diferente de nossa mesmos.


Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões