Cerimônia de abertura das paraolimpíadas 2016

No dia do aniversário de 194 anos da independência do Brasil (quarta-feira, 07/09) aconteceu no estádio do Maracanã a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos 2016. Após os eventos olímpicos, os jogos continuam com os Paralímpicos e a cidade olímpica está preparada para receber os atletas. Mostramos que, apesar da forte crise política e econômica que aterroriza o País, conseguimos sediar e organizar bons eventos mundiais.

símbolo paralímpico
Esse é o símbolo paralímpico. (veja o significado mais abaixo.)

Como brasileiro adora uma baderna, Michel Temer foi novamente variado por mais de 1 minuto, interrompendo o discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. O nome paraolimpíada significa que são jogos realizados em paralelo com as olimpíadas. A cerimônia terminou com o nosso nadador paralímpico Clodoaldo Silva, dono de seis ouros, cinco pratas e seis bronzes, acendendo a pira paralímpica no alto de uma escada e, na sequência, houve um show do cantor brasileiro Seu Jorge. A chuva chegou nesse finalzinho de evento, mas não conseguiu atrapalhar a festa.

clodoaldo silva
Clodoaldo Silva acende a pira olímpica no final do evento (Foto: Marcelo Sayão/El Pais)

Simbolo Paralímpico
O símbolo paralímpico (o mesmo que ilustra essa matéria) contém as três cores mais usadas nas bandeiras de países: vermelho, azul e verde. As cores estão na forma elementos geométricos denominados Agitos, palavra em latim que significa ‘eu me movo’. Os três Agitos representam os três elementos do corpo humano: mente, corpo e espírito.

Os valores Paralímpicos são: coragem, determinação, inspiração e igualdade.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção