Cidade Olímpica: Acessibilidade e Sustentabilidade

Na sexta-feira (05/08) aconteceu a cerimônia de abertura da Rio 2016 no Estádio do Maracanã, porém o palco da maioria das competições será outro. O Parque Olímpico ou Cidade Olímpica ficará conhecida eternamente como o coração dos Jogos Rio 2016 e o principal polo de competições da cidade. Na verdade, a cidade olímpica nasceu por meio de uma grande transformação de um cenário degradado às margens do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca, cuja despoluição era uma das promessas olímpicas na área da sustentabilidade. O local é uma área maior que o bairro de Ipanema, cerca de 1,18 milhão de m², e será palco de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas.


cidade olímpica
A cidade Olímpica ficará conhecida eternamente como o coração dos Jogos Rio 2016.

Leia também:


Sustentabilidade

A sustentabilidade ocupou o centro das preocupações desde a concepção do projeto, com recuperação das margens da Lagoa de Jacarepaguá, a recomposição do mangue no entorno e o plantio de espécies nativas da mata atlântica. Nas arenas cariocas, foi priorizada a iluminação natural (dispensando muitas luzes acesas durante o dia) e a captação da água de chuva. Materiais do antigo autódromo de Jacarepaguá foram reutilizados na obra, que utiliza lâmpadas de LED (o tipo que produz maior luminosidade com o mínimo de consumo energético.)




Acessibilidade

Todas as construções foram cuidadosamente pensadas, principalmente sob a ótica da acessibilidade. Os acessos são amplos e contam com rampas, sem obstáculos no meio do caminho. As arquibancadas contam com assentos preferenciais, garantindo a boa visibilidade e segurança. Para a entidade que coordena o Parque, o evento representa a melhor oportunidade que a cidade já teve de virar seus holofotes para o tema acessibilidade. E a ideia é que isso se espalhe por toda a cidade.

acessibilidade
Acessos amplos e sem obstáculos no meio do caminho é a prioridade.

Que as seguintes cenas nunca mais se repitam:

poste no meio da rua
Poste no meio da rua: uma das maiores dificuldades para o cadeirante.
calçada esburacada
Calçada esburacada: Um dos piores pesadelos para mulheres de salto alto.


Promessa

A Arena Carioca 3 é prometida para reforçar a rede municipal de educação e se tornar um Ginásio Experimental Olímpico, modelo que une ensino e prática intensiva de esportes. O blog estará aqui para fiscalizar!

Legado

Após os Jogos, o Parque Olímpico será transformado em um amplo complexo esportivo e educacional destinado a estudantes da rede municipal e atletas de alto rendimento. Que maior legado que aliar duas importantes esferas: Educação e Esporte.

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões