30 Anos do Desastre de Chernobyl

As postagens aqui no blog normalmente saem segundas e quintas, mas hoje é terça. Mas o motivo é porque eu queria que fosse ao ar no dia do aniversário de 30 anos do desastre de Chernobyl, um desastre que precisa ser lembrado para não se repetir e para chamar a atenção dos perigos das usinas nucleares.

desastre de chernobyl
Desastre de Chernobyl: O pior acidente nuclear da história.

O Desastre

O desastre ocorreu no dia 26 de abril de 1986 na cidade ucraniana de Pripyat. Na usina nuclear de Chernobyl foi realizado um experimento com o reator 4 que acabou saindo do controle, fazendo com que a temperatura do núcleo chegasse a 2000 graus. O impacto da explosão - seguida de um enorme incêndio - levou pelos ares o telhado da usina de 1200 toneladas.

Nuvem de Material Radioativo

Uma grande nuvem de material radioativo - o equivalente a 500 bombas como a de Hiroshima - se espalhou pela atmosfera, cobrindo boa parte da União Soviética e da Europa Ocidental. É difícil dizer com precisão o número de mortes causadas, pois a radiação continuará ainda por vários anos e muitas mortes ocorrerão por conta disso.


Documentário Sobre o Tema


Gravidade da Tragédia

O desastre é o pior acidente nuclear da história no que se refere a custos para reparação e do numero de mortes resultantes. Para se ter ideia da dimensão destruidora da catástrofe, o desastre de Chernobyl foi classificado como um evento de nível 7 - classificação máxima - na escala internacional de acidentes nucleares.

Escala Internacional de Acidentes Nucleares

o desastre de Chernobyl foi classificado como um evento de nível 7
 - classificação máxima - na escala internacional de acidentes nucleares.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Posse de Novo Secretário Geral da ONU

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22