[Mobilidade Urbana] Está Chegando - Linha 4 RJ

Nessa segunda quinzena do segundo mês do ano, chega uma notícia reconfortante para os cariocas: A linha 4 já tem 83% dos trabalhos concluídos.

estação jardim oceânico
Com a linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema
em 13 minutos ou da Barra ao Centro em 34 minutos.




A máquina que faz a perfuração do solo no trecho Ipanema - Leblon, ao mesmo tempo que escava, já põe os anéis de concretos - aduelas -, isso já agiliza o processo. Hoje, essa máquina está a aproximadamente 300 metros de seu ponto final. Visto que o tatuzão escava em média 15 metros por dia - 3 vezes mais rápida do que explosões controladas -, o aparelho deve estar chegando a seu destino em aproximadamente 20 dias.



Claro que, ao terminar as obras de escavação, inicia-se a fase de acabamentos: instalação dos trilhos - 20 km já foram instalados - de cabos elétricos. A ponte estaiada - já concluída - será o único trecho onde os trens da linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo e  contará com iluminação cenográfica assinada pelo artista Peter Gasper.



PREVISÃO

A previsão é que a linha comece a operar em julho de 2016 e vai transportar 300 mil pessoas por dia. Isso se resume a menos carros na rua e menos emissões de poluentes. Os 15 novos trens já circulam em testes com passageiros nas linhas 1 e 2. Com a linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos ou da Barra ao Centro em 34 minutos.


ATUALIZAÇÃO

Até a publicação desse artigo, o tatuzão já avançou e chegou ao Poço de Ventilação no Leblon. Agora só faltam 200 metros de escavação para a conexão entre os túneis no trecho Barra-Ipanema. As estações também estão em fase de acabamentos e as obras atingem 90% de conclusão.

Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões