Dica para Reduzir a Conta de Luz e Gastar Menos Dinheiro

Eficiência Energética

Como sabemos, a maior parte da energia gerada em nosso país vem do movimento das águas e, em tempos de crise hídrica, a geração por essa fonte fica prejudicada. Isso faz com que nossa conta de luz venha com bandeira tarifária vermelha ou amarela, as duas que preveem cobrança extra. Para fazer boas escolhas na hora de escolher o que comprar, é sempre bom atentar para o tipo de lâmpada que se usa e comparar com os demais tipos que o mercado oferece. Por isso, devemos escolher o melhor tipo de lâmpada para iluminar nossa casa. Conheça aqui os diferentes tipos de lâmpada:

Lâmpadas de LED
A lampada de LED é a que menos consome energia e as que mais iluminam.


Lâmpadas Incandescentes

Esse tipo nem é mais produzido, devido a sua grande insuficiência em converter energia elétrica em energia luminosa. Em uma lâmpada incandescente comum, apenas 10% de energia elétrica é convertida em luz e o resto - 90% - convertida em calor, por esse motivo não apresenta muitos benefícios. Por conta de tamanho desperdício, a União Européia optou por abolir esse tipo de lâmpada desde 2012, no Brasil não se fabrica mais esse tipo de lâmpada. Essa ai já é coisa do passado.

Leia mais:


Lâmpadas Fluorescentes

Esse tipo de lampada apresenta uma inovação em relação a sua antecessora - a incandescente -,a lâmpada fluorecente emite a maior parte da energia em forma de luz do que calor. Apresenta boa taxa de luminosidade, porém possui mercúrio e fósforo em sua composição. Por apresentar esses dois elementos químicos, a lâmpada é considerada um contaminante químico e não deve ser descartada em lixo comum ou em aterros sanitários, sob o risco de poluir o ar, lençóis freáticos...

Lâmpadas de LED

A mais nova tecnologia que apresenta muitos benefícios. O LED - Light Emiting Diode - nada mais é do que um diodo emissor de luz, que possui tamanho bastante reduzido em comparação com outros tipos e  apresenta boa taxa de luminosidade. No mercado, encontramos modelos bem variados quanto a voltagem e vida útil. As lâmpadas de LED são muito mais eficientes que as demais, pois produzem a mesma quantidade de luz - lúmen - utilizando bem menos energia. A produção de calor nesse processo é praticamente nula, o que ajuda na eficiência energética.


Como Fazer o Cálculo

Para calcularmos quanto a lâmpada gastará, usaremos uma lâmpada de LED de 5W que comprei, cuja vida útil é 15000 horas. Com a tarifa atual de bandeira vermelha, o custo do KWh custa em média R$0,60. Vamos calcular o gasto total:
lampada led embalagem
A lampada de LED apresenta boa taxa de luminosidade, utilizando bem menos energia e a
produção de calor nesse processo é praticamente nula, o que ajuda na eficiência energética.
.


5W x 15000/1000 = 75KWh
75 x 0,60 = R$45

O custo de uma lâmpada dessas pode ser mais elevado em relação as outras por conta de ser uma tecnologia relativamente nova. Porém os custos no longo prazo compensarão.

Fontes: Tecmundo e Wikipédia

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.



Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões