Projetos Ambientais de Despoluição das Lagoas da Barra da Tijuca

O projeto de revitalização das lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá está atrasado. De longe já dá para se ver a sujeira e sentir o mau cheiro. O problema do acúmulo de lixo é maior próximo às margens de comunidades e condomínios. Pneus, sofás, armários; Será que é tão difícil assim achar um destino melhor para o que não precisamos mais?

lagoa da barra


Leia também:


Anos de despejo de lixo e esgoto assorearam as lagoas, que estão rasas e precisam ser dragadas para que a circulação de água volte. No projeto inicial, a previsão era dragar 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos das lagoas. O material retirado seria embalado e viraria uma ilha parque

despoluicao das aguas de rios
Projeto inicial da ilha parque.

Porém, o ministério público federal disse que faltavam estudos e que a ilha poderia até atrapalhar a circulação das águas. A ideia da ilha foi deixada de lado, mas o governo do Rio todos os estudos para começar a dragagem. Agora a previsão para o início efetivo da obra de dragagem é início de janeiro de 2016, começando pela Lagoa da Tijuca.

despoluicao das aguas de rios
A poluição nas margens causam mau cheiro e atraem doenças.

O prazo contratual é que o projeto se estenda por 30 meses. Mesmo após o término, as águas não estarão 100% limpas, é necessária uma parceria entre cidadãos( jogando lixo no local correto), prefeitura (obras de dragagem e coleta de lixo) e CEDAE (levando saneamento básico a todos os bairros).

Inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, me siga no instagram e siga também no Twitter e no tumblr.


Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões