[Mobilidade Urbana] Linha 4

Em construção entre Ipanema e Barra da Tijuca, sob responsabilidade da Concessionaria Rio Barra e dos consórcios construtores Linha 4 Sul e Rio Barra, está a Linha 4 do metro. Uma obra histórica que vai interligar duas regiões de expressiva importância econômica, turística e cultural do Rio de Janeiro.

mobilidade urbana sustentável
Serão 16 km de extensão, ligando zona sul a zona oeste, passando por 6 estações.

Leia também:

Quando finalizada em 2016, ela vai retirar 2000 veículos das ruas em horas de pico, uma tentativa de resolver um dos maiores gargalos de tráfego na cidade, o eixo Barra da Tijuca-Zona sul. Serão 16 km de extensão, ligando zona sul a zona oeste, passando por 6 estações - incluindo meu bairro. Construir uma linha de metro em um centro densamente povoado é o grande desafio e os métodos construtivos usados foram escolhidos pensando nisso.


O túnel entre Barra da Tijuca e Gávea tem 8 km, maior distância entre estações de metrô do mundo. O restante será aberto pelo tatuzão, equipamento que escava no subterrâneo e, de Ipanema à Gávea, não passará embaixo de nenhum prédio.


O metrô é um meio de transporte de alta capacidade e de fundamental importância para um país desenvolvido e uma cidade realmente sustentável. Finalmente, após 40 anos de espera, essa obra sairá do papel. Acredito, sim, que vai desafogar o transito nessa região. Essa não é a única obra de mobilidade urbana sendo construída. 

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões