Meio Ambiente e Sustentabilidade São Temas Que Despertam a Consciência Ambiental

Sustentabilidade, uma palavra cada vez mais usada no mundo e com um significado tão amplo. Essa simples palavra carrega quatro conceitos ao mesmo tempo:  Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Parece complicado, mas as atitudes por trás delas são bem mais simples. A ideia de sustentabilidade tem tudo a ver com um mundo mais igualitário e melhor para se viver, onde todos tem oportunidades iguais. Para resumir, sustentabilidade é a busca do equilíbrio entre o que a gente precisa da natureza e o que damos em troca, é economizar recursos- água e energia principalmente - e utilizar com consciência o que consumimos.


a importância da água
Água: um dos principais recursos naturais.

Leia também:



Consciência Ambiental

Faz parte da busca por sustentabilidade, o despertar da consciência dos impactos que causamos no mundo. Já se sabe que as atividades produtivas humanas são as principais causas do aquecimento global. Nesse sentido, devemos aprender a sermos conscientes da nocividade de nossos atos, reduzindo emissões de gases poluentes, destinando os resíduos sólidos nos lugares corretos, reciclando ou reutilizando quando possível. Devemos, não só, pensar para onde vai tudo o que produzimos e descartamos, mas também de onde vem tudo que usamos. Na realidade, sustentabilidade é tratar o meio ambiente com o respeito que ele merece e, que, no dia a dia, acabamos por esquecer sua importância.


Relatório Brundtland

Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial. Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente aceitos e economicamente viáveis.


Novas Tecnologias

As novas tecnologias são as grandes novidades do novo século e, hoje em dia, vemos várias delas trabalhando em favor da sustentabilidade. Elas resolvem muitos problemas criados pelo homem, claro que essa resolução não se dá do dia para a noite. De painéis solares a energia eólica, cada vez mais as energias limpas conquistam seu espaço. As tecnologias aperfeiçoam técnicas repetidas por muito tempo, mas agora de um jeito mais otimizado. As energias limpas otimizaram o jeito de produzir energia, já que transformam a energia solar e a força do vento em energia elétrica. No campo social, essas novas energias promovem a geração de empregos e abrem caminho para novos horizontes.


Curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens e siga também no Twitter.

Comentários

feedburner

Insira seu e-mail para ser avisado sobre novas postagens:

Delivered by FeedBurner

Postagens mais visitadas deste blog

Pegada Hídrica dos Alimentos

Poluição do solo, hídrica, atmosférica, sonora e visual - Os diferentes tipos de poluição que existem

A Invasão das Gigogas no Rio de Janeiro

Os Processos de Resiliência Ambiental e Humana São Similares

Revolução Industrial, a Origem das Emissões