[Crise Ambiental] Despoluição na Baía de Guanabara

Há anos, as autoridades prometem despoluir a Baía de Guanabara, mas a maioria das cidades em volta dela ainda joga na água esgoto sem tratamento. É a terceira maior baía do mundo e cheia de contradições: Linda, mas poluída. 55 rios e canais desaguam nela e carregam muita sujeira, um problema que se arrasta por décadas (!!!)

despoluição da Baía de Guanabara
É a terceira maior baía do mundo e cheia de contradições: Linda, mas poluída. 

Leia também:
10 anos e muitas promessas depois, a quantidade de esgoto despejado é muito grande, a estimativa é de 8 mil litros por segundo. E vão junto 100 toneladas de lixo por dia, incluindo embalagens, rótulos e outros resíduos sólidos, que ao se decompor, liberam metano. 16 cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro jogam esgoto em rios e canais que desaguam na Baía de Guanabara, 

A promessa de limpeza de 80% até os jogos olímpicos não será cumprida. Em 20 anos, os programas de despoluição já consumiram R$10 bilhões em empréstimos e, ainda hoje, o governo precisa de mais 20 anos e R$20 bilhões. O governo diz não ter dinheiro para fazer sozinho. 

estação tratamento de esgoto ete


A ideia é que parte do esgoto das casas da região metropolitana caia na rede de água da chuva e, em dias secos, esse material escoaria para uma grande rede coletora em direção às 7 estações de tratamento de esgoto existentes, que hoje operam abaixo da capacidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

Temer entrega ratificação do acordo do clima de Paris na ONU

[Vamos Apoiar] 10 Medidas Contra a Corrupção