Desperdício de Alimentos

O post de hoje começa com uma constatação alarmante: Um terço da produção global de comida vai para o lixo todos os anos. Só o desperdício na Europa já dava para alimentar 150 milhões de pessoas e o desperdício global, cerca de 1,3 bilhão de toneladas, alimentaria 800 milhões de pessoas. Em um mundo onde 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias, um desperdício desenfreado desses é inadmissível.

comida
Um terço da produção global de comida vai para o lixo todos os anos.

Leia também:

O pior problema é que, não só a comida é desperdiçada, mas também a água. Estima-se que para produzir toda a carne desperdiçada apenas para uma pessoa foram gastas 430 mil litros de água, para se ter uma noção, é como se a pessoa tomasse 17 banhos por dia, todos os dias por ano.

Isso sinaliza a insustentabilidade de todo um setor da economia. Porém é um problema que afeta não só a economia, mas outras esferas da sociedade e do meio ambiente. Cabe a todos nós planejar o que vamos comprar no supermercado para não comprarmos a mais do que precisamos.

"Precisamos planejar melhor o cardápio, só comprar o necessário, não nos deixar levar pelas ofertas, cozinhar integralmente os alimentos. E ter uma nutrição adequada. O sobrepeso é outra forma de desperdício", aponta Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu - Pelo Consumo Consciente. De acordo com o Ministério da Saúde, 50% da população nacional está acima do peso. Nos EUA, esse índice sobe para 70%.

Os diferentes alimentos possuem pegadas hídricas diferentes, ou seja, consomem mais ou menos água para serem produzidos. Portanto, escolha alimentos com pegada hídrica baixa. Geralmente são as frutas, legumes e verduras.

Postagens mais visitadas deste blog

10 Vantagens do Telhado Verde

RJ em Estado de Calamidade Pública

[Vídeo] Inauguração do Novo Elevado Joá