[Sustentabilidade] Benefícios das Árvores

A gente pode nem notar, mas elas fazem uma grande diferença, prestando inúmeros serviços ambientais sem cobrar nada em troca. Nossas cidades são feitas de muitos prédios, carros, ruas, ou seja, um grande acúmulo de calor e gases poluentes emitidos por automóveis e fábricas. Na correria do dia a dia, não percebemos a grande influência que a presença ou ausência delas pode causar. Por vezes, só a vemos como elementos decorativos na cidade. Nossa crise ambiental é também caracterizada pelo desmatamento e desflorestamento de áreas inteiras. Dado alarmante é que, anualmente, uma área florestal do tamanho do Panamá ou de Portugal desaparece do mundo. As pessoas precisam ter em mente que, além de fornecedora de madeira, as árvores são, também, prestadoras de serviços naturais.

a importancia da arvore
As árvores prestam inúmeros serviços ambientais sem cobrar nada em troca.

Leia também:

Entre os benefícios que elas trazem para a vida de todos os seres vivos, além de embelezarem a paisagem, também protegem o solo contra erosões, auxilia na drenagem de aproximadamente 70% das águas, evitando o risco de enchentes, promovem a manutenção da temperatura, na absorção de CO2 (principal gás do efeito estufa) e filtragem do ar. Talvez sua maior utilidade seja a produção de oxigênio, tão vital para nós. Enfim, são tantos os benefícios que seria uma lista extensa. Alguns dos serviços naturais prestados gratuitamente são: preservação de bacias hidrográficas, proteção do solo contra erosão, servem de moradia para ecossistemas inteiros, atuam diretamente no ciclo das águas. Já no século XX, o conjunto dos serviços prestados pelas árvores teve seu valor estimado em U$33 trilhões\ano.

Agora pare e pense em quanto o mundo perde devastando suas áreas verdes. Além dos benefícios estéticos e ambientais, ela pode valorizar um imóvel. Num dia ensolarado, a árvore promove um maior conforto, lançando sombra onde antes era sol. Dão frutos, atraem os pássaros fazem sombra, filtram o ar e equilibram a temperatura. Porém elas necessitam manutenção contante, isso quer dizer que precisam ser periodicamente podadas, pois seu galhos crescem e podem danificar objetos que estejam ao redor. Outro cuidado é verificar a presença de fungos e cupins que acabam fragilizando a parte estrutural. Nesse caso, uma ventania forte ou temporais podem provocar a queda das árvores.

Aprenda a plantar uma árvore da maneira correta:

  1. Escolha um local onde não existam obstáculos ao redor para que sua árvore possa crescer livre. Faça uma cova, coloque sua semente e preencha com a mistura de adubo e a terra previamente retirada.
  2. Regue 3 vezes por semana, no período da manhã ou no final da tarde.
  3. Com o passar do tempo, sua semente começará a germinar e crescer.
  4. Logo,logo, sua árvore estará grande e ajudando nosso planeta.




Dica: Quer economizar? Preserve uma árvore.

Postagens mais visitadas deste blog

Identificação Civil Nacional (ICN)

[Mudanças Climáticas] Delegação Brasileira Avalia a COP 22

[Sustentabilidade] Acordo de Kigali